(PUC-CAMPINAS) Durante o século XVIII, a Revolução Industrial constituiu um fenômeno predominantemente inglês. Mas a partir do século seguinte, começou a se expandir para vários países, provocando grandes transformações na vida das pessoas, uma vez que, com:
Questões relacionadas
- Física | 3.1 Termometria
(UNIFACS) A humanidade já criou diversas formas de se desfazer dos seus restos mortais. Atualmente, uma dessas formas é a biocremação que consiste em dissolver o corpo em 1000L de solução a 5% (m/v) de hidróxido de potássio, substância similar à soda cáustica, no interior de uma cápsula. Tecnicamente, o método chama-se hidrólise alcalina. No processo da biocremação, como na cremação convencional, restam apenas ossos, que são lavados, secados e triturados, e o líquido é filtrado, tratado e reaproveitado na irrigação de jardins. Na cremação convencional, o corpo é queimado à temperatura de 1000 graus em um forno a gás. A biocremação completa, em três horas, o processo que as bactérias, no caso dos corpos sepultados, podem levar anos para concluir. (SIMON, 2012, p. 122).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a termologia, é correto afirmar:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UNIT) As mitocôndrias e os cloroplastos surgiram supostamente fruto de uma relação mutualística. Considerando-se as características dos dois tipos de organelas apresentados, é correto afirmar:
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Em 1958, como trote para os calouros da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, um grupo de estudantes precisou medir o comprimento da ponte de Harvard (entre Boston e Cambridge, em Massachusetts), usando como padrão de medida um dos próprios estudantes, um rapaz chamado Oliver R. Smoot. Após horas de medição, com o estudante deitando-se no chão e levantando-se sucessivas vezes para as medidas, concluiu-se que a ponte tinha 364,4 smoots, +/– 1 orelha.
A brincadeira fez tanto sucesso e a medição tornou-se tão popular que, na década de 1980, a ponte foi reformada pela prefeitura, que encomendou blocos de concreto personalizados de 1 smoot de comprimento para a reforma, eternizando as marcações colocadas no solo, que hoje já constam até no sistema de conversão de medidas da ferramenta Google.
Ainda mais interessante é o fato de que, alguns anos após formado, Oliver Smoot tornou-se diretor da ANSI, o Instituto Nacional Americano de Padrões (“American National Standards Institute”) e depois presidente da ISO, a Organização Internacional para Padronização (“International Organization for Standardization”).
Sabendo que Oliver Smoot tinha 5 pés e 7 polegadas de altura na ocasião da medida, desprezando o erro de +/– 1 orelha, e assumindo 1 pé = 30,5 cm e 1 polegada = 2,5 cm, o comprimento da ponte é:
- Geografia | 5.1 População
(FUVEST 2009 1ª FASE) As previsões catastrofistas dos “neomalthusianos” sobre o crescimento demográfico e sua pressão sobre os recursos naturais não se confirmaram, notadamente, porque
- Arte | 7. Cultura e Arte Popular
Os melhores críticos da cultura brasileira trataram-na sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica.
MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura.
São Paulo: Sudameris, 2003.Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é: