O apresentador do “Globo Repórter”, Sérgio Chapelin, em 18 de abril de 2014, apresentou o tema do programa — África — com a seguinte frase:
“Durante quatro anos, cinegrafistas, produtores e especialistas da BBC* investigaram a vida no continente berço.”
*BBC: British Broadcasting Corporation ou Corporação Britânica de Radiodifusão; emissora de rádio e televisão do Reino Unido.
Assinale a alternativa que explica o motivo do programa se referir à África como continente berço.
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
Considere a curva de aquecimento de uma substância sólida até seu estado gasoso, em função do tempo, à pressão de 1 atmosfera.
I. No tempo t2 coexistem sólido e líquido.
II. A temperatura T2 representa o ponto de ebulição da substância.
III. No intervalo de tempo t3 a t4, os estados líquido e vapor da substância coexistem a uma temperatura constante.
IV. A curva de aquecimento mostra que a substância não é pura, mas sim, uma mistura homogênea simples.
V. O tempo t1 representa o inicio da vaporização da substância.
VI. No intervalo de tempo t2 a t3, a substância se encontra no estado líquido a uma temperatura que varia de T1 a T2.
De acordo com as informações do enunciado e com o gráfico acima, assinale a proposição correta.
- Matemática - Fundamental | 21. Problemas com as 4 Operações
Leia os preços dos produtos e responda
DEIXE SUA CAMA QUENTINHA NO INVERNO E ESPANTE O FRIO DO SEU SOFÁ
Rodrigo tem uma loja e resolveu comprar 18 mantas de microfibra de casal e 12 cobertores com manga estampados para revender em sua loja.
a) Quanto ele pagou por essa compra?
b) Ele dividiu o valor total de sua compra em 6 vezes iguais. Qual foi o valor de cada parcela?
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UNICENTRO) Dentre os modelos de ligações químicas utilizados para determinar a forma geométrica de uma molécula, está o de repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência. A partir da aplicação dos princípios desse modelo, na determinação da estrutura molecular, é correto afirmar:
- Matemática | 3.1 Introdução
Utiliza-se o termo download para designar o processo pelo qual um arquivo é transferido de algum sítio da internet para o dispositivo do usuário (computador, tablet, celular). Quando a transferência é interrompida, diz-se que o download travou. O esboço do gráfico representa a evolução do download de um arquivo que demorou 16 segundos para ser concluído.
Por quanto tempo, em segundos, esse download ficou travado?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão Todo mundo tem sotaque Sou um imigrante que passou quase tanto tempo nos EUA quanto na minha terra natal, a Espanha. [...] Vivendo a minha rotina, profundamente envolvido no trabalho do ensino e aprendizado de segundas línguas, foi divertido assistir a um seriado de TV no qual a aptidão [linguística] dos personagens principais era tão importante para a trama; apesar disso, a premissa de que você pode falar uma língua sem absolutamente nenhum sotaque é exagerada. Na verdade, não é nem possível. Pior ainda, o fetiche com alguns sotaques e o desprezo por outros pode levar a uma discriminação real em entrevistas de emprego, avaliações de desempenho e acesso a moradia, para citar apenas algumas áreas nas quais exibir ou não determinada pronúncia tem consequências profundas. Frequentemente, no hospital ou no banco, no escritório ou em um restaurante – e até na sala de aula – assumimos a ideia de que nossas palavras têm de soar de maneira correta e que o sotaque perfeito não é só inaudível, mas também invisível. Se você analisar a questão do ponto de vista sociolinguístico, a ausência de sotaque é simplesmente impossível. A pronúncia é meramente uma forma de falar moldada por uma combinação de geografia, classe social, nível de escolaridade, etnia e língua-mãe. Eu tenho, você tem, todo mundo tem. Não existe essa coisa de inglês perfeito, neutro e sem sotaque – ou espanhol, ou qualquer outra língua. Dizer que alguém não tem sotaque é tão crível quanto dizer que alguém não tem feições. Sabemos bem disso, mas, mesmo assim, em um momento em que a porcentagem de habitantes estrangeiros nos EUA alcançou o ponto mais alto do século, a diferença entre “nativo” e “não nativo” tornou-se cruel, e é por isso que vale a pena ter em mente o tempo todo que ninguém fala sem sotaque. [...] A discriminação baseada no sotaque não é apenas um conceito acadêmico; experimentos mostram que as pessoas tendem a fazer presunções estereotipadas sobre os falantes com sotaque não nativo, cujo efeito acaba se estendendo aos nativos cujos nomes e/ou etnias parecem estrangeiros. Os estudos mostram que quando um anglofalante não nativo responde a um anúncio de moradia, seu diálogo com o proprietário, em média, tem maiores chances de não dar em nada do que daqueles “que não têm sotaque”. Só espero então que vocês gostem do meu sotaque tanto quanto eu gosto do seu. AGUDO, Roberto Rey. Todo mundo tem sotaque. Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/
todo-mundo-tem-sotaque-4en5vgto9005ssiznxh8269w7>. Acesso em: 20 jul. 2018. Adaptado.
O segundo parágrafo do texto é parte da introdução do artigo, uma vez que: