Analise a imagem a seguir:
Crédito:www.canalkids.com.br. Acesso em 02 fev. 2012.
De acordo com a imagem, percebemos que a democracia ateniense era limitada
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Uso do Dicionário: Palavras no Contexto
Leia o texto a seguir para responder à questão.
A menina e o leite A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça. Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata. E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça. “Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.” “Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.” “Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.” “Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.” “Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.” “Vendo tudo e compro uma cabrita.” “Se cada cabrita me der três cabritinhos, vendo dois, fico com um e…” A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as cabritinhas pelos ares. Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.
Jean de La Fontaine. Fábulas de Esopo. São Paulo: Scipione, 1998.
Releia as cinco linhas iniciais do texto.
Na frase “E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça”, as palavras destacadas significam no texto:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La violencia en sus diferentes formas, como
manifestación de la sinrazón, es uno de los aspectos más
notables en la obra de Goya. Fueron precisamente los
sucesos acontecidos durante la Guerra de la Independencia
[5] (1808-1814) los que dieron lugar a que Goya efectuara una
reflexión enormemente crítica e innovadora sobre la
guerra, sobre sus causas, sus brutales manifestaciones y
consecuencias.
É indubitável que el origen de la serie de estampas
[10] llamada Desastres se basa en los hechos acaecidos en la
guerra y vividos por Goya en estos años. Pero ello no
quiere decir que el artista fuera testigo de todos y cada uno
de los succesos representados a lo largo de las estampas de
la serie. Incluso cuando en una de ellas nos dice con su
[15] título Yo lo vi(n.º 44) y en la siguiente Y esto también
(n.º 45), no son sino formas de garantizar la veracidad de
lo representado al convertirse él mismo en testigo ocular de
lo ocurrido. Goya se sitúa de este modo en un plano
contiguo a la acción, tomando parte en el succeso como
[20] Nunca hasta ahora artista alguno había realizado. De ahí
también la proximidad de las figuras que protagonizan
cada uno de los Desastres, monumentales, muy cercanas a
nuestro plano de visión, y que apenas dejan espacio para lo
anecdótico de los fondos.
Internet: www.goyaenelprado.es (con adaptaciones).
A partir del texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
La palabra "testigo" (l.12) es variable genéricamente, siendo su forma en femenino así escrita: testiga.
- Matemática - Fundamental | 7.4 Medidas de Tempo
Observe o cartaz a seguir para responder a questão
Disponível em: <http://acaixamagicateatroinfantil.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 out. 2013.
Marque no calendário a seguir os dias em que vão acontecer os espetáculos
Disponível em: < http://www.frasesparafacebook.info/tags/calendario+2013/ >. Acesso em: 17 out. 2013.
- Filosofia | 5. Contemporânea
Muitas tendências da filosofia contemporânea querem compreender o sentido da existência humana e podem ser classificadas como neo-humanismos.
Dentre elas, destaca-se o existencialismo, que se apoia metodologicamente
- Geografia - Fundamental | 2.04 Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Os gráficos a seguir trazem informações referentes aos Investimentos Externos Diretos (IEDs). Observe: Mundo: maiores investidores e receptores de IEDs (2015)
As informações dos gráficos e o conhecimento sobre o assunto permitem afirmar que: