. Materiais:
Lápis nº 2;
Folha de papel de rascunho;
Papel A4;
Recipiente raso para por tinta;
EVA ou papelão;
Tesoura sem ponta;
Cola quente;
Tampinhas de garrafa de plástico;
Tinta guache.
Atividade:
- Retome o conteúdo sobre a escrita apresentado no livro.
- Peça para que cada aluno, ou cada dupla, criar um conjunto de símbolos que corresponda a letras ou palavras e escrevê-lo no papel de rascunho.
- Os alunos deverão escrever uma frase utilizando o sistema de símbolos criado. Seguem exemplos de símbolos
- Na folha de EVA ou de papelão, os alunos deverão traçar as circunferências das tampinhas de garrafa, para, depois, dentro de cada uma, desenhar os símbolos criados.
- Os símbolos deverão ser recortados e colocados na parte de fora da tampinha.
Observe:
- Segurando nas bordas das tampinhas, os alunos mergulharão o símbolo na tinta e, depois, deverão carimbar no papel rascunho.
- Após treinarem um pouco, deverão utilizar o papel A4 para gravar a sequência criada anteriormente que corresponde a uma frase.
- Depois de seco, os alunos deverão trocar os trabalhos entre si e tentar decifrar as frases escritas.