Materiais necessários
- Imagens de colares e adereços indígenas.
- Massa de biscuit de várias cores. Fabricar ou comprar pronta. (Para fazer assista ao vídeo do Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M9m_5h69vzk>. Acesso em 17 dez. 2015. Ou utilize a receita em anexo). O suficiente para que cada criança receba a quantidade correspondente a uma bola de ping pong de pelo menos três cores..
- Palitos de churrasco.
- Cordão encerado para pendurar as peças.
- Cola branca
- Verniz geral. Opcional.
Procedimentos
1 º.Abrir uma discussão sobre adereços e colares indígenas e colher informações sobre o que as crianças já sabem.
2 º.Mostrar as imagens para as crianças.
3 º.Entregar o material e explicar como se trabalha com ele. Deixar as crianças trabalharem a massa e confeccionarem o adereço. Auxiliar no trabalho de fazer os vincos para dar forma às peças. Passe cola branca ou verniz geral para impermeabilizar.
4 º.Não se esquecer de fazer um furo na peça, atravessando de lateral a lateral para enfiar a cordinha do colar.
5 º.Esperar as peças secarem, envernizá-las (opcional) e ensinar os alunos a confeccionar o colar ou outro adereço.
Receita de massa de biscuit. Para ser feita pelo professor, com antecedência.
2 xícaras de chá de Maisena (amido de milho)
2 xícaras de chá de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou cola para Porcelana Fria
1 colher de sopa de suco de limão (ou vinagre)
2 colheres de sopa de vaselina líquida
1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)
Tigela de vidro (para micro-ondas)
Colher de pau
- Misture numa tigela todos os ingredientes da massa de biscuit
- Misture todos os ingredientes na tigela de vidro, menos o creme para as mãos.
- Mexa bem até que todo amido esteja dissolvido.
- Leve a massa ao micro-ondas para cozinhar
- Em seguida leve a tigela ao micro-ondas por 3 minutos.
- É importante lembrar que a cada 1 minuto você deverá abrir o micro-ondas e mexer a massa com a colher de pau para que ela cozinhe toda por igual.
- Atenção: os diferentes tipos de micro-ondas podem variar o tempo de cozimento da massa. Por isso o ponto deve ser observado a cada minuto, sempre que você mexer a massa. Se for necessário deixe mais dois minutos de cozimento de acordo com a potência de seu aparelho.
- Sove bastante a massa de biscuit
- Assim que a massa estiver totalmente cozida, espalhe o creme para as mãos numa superfície de mármore ou de granito, de preferência. No meu caso utilizei a bancada de inox de minha cozinha, mas não é recomendado o uso constante dessa superfície, principalmente porque a massa estará quente.
- A massa tem que ser sovada ainda quente, pois isso vai garantir um resultado satisfatório, mas muito cuidado para não queimar as mãos. Se a massa estiver muito quente ao toque para você, vá sovando aos poucos e se acostumando com a temperatura.
- Quanto mais ela for sovada melhor ficará para trabalhar com ela!
- Massa de biscuit pronta para descansar
- Quando ela estiver terminada e ela se encontrar numa consistência homogênea, faça um rolinho, assim evita que crie bolhas de ar.
- Coloque a massa em um saco plástico ou envolva em filme plástico. Qualquer um dos dois é válido, o importante é estar bem fechada para evitar bolhas de ar.
Dicas importantes
Quando a massa esfriar, ela provavelmente vai estar suada. Então você deverá secá-la com um pano de prato e colocá-la em outro saco plástico seco.
Caso na hora do cozimento a massa tenha ficado muito dura a ponto de não conseguir sová-la, não se preocupe, reserve esta massa mais dura em um saco plástico bem fechado e faça outra de consistência mais mole para sová-las juntas depois.
Mantenha a massa de biscuit pronta sempre embalada no plástico
A massa depois de pronta tem que estar envolta em um saco plástico e se manter assim até a hora do uso para que não resseque.
Disponível em: <http://www.viladoartesao.com.br/blog/receita-caseira-de-massa-para-fazer-biscuit/>. Acesso em 22 jan. 2016.