Um jovem movimenta-se com seu “skate” na pista da figura acima desde o ponto A até o ponto onde ele inverte seu sentido de movimento.Desprezando-se os atritos de contato e considerando a aceleração da gravidade g=10 m/s2 a velocidade que o jovem “skatista” tinha ao passar pelo ponto A é:
Questões relacionadas
- Literatura | 7. Temáticas
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO)
Sou negro
Solano Trindade
Sou negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh’alma recebeu o batismo dos tambores
atabaques, gonguês e agogôsContaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço
plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o primeiro MaracatuDepois meu avô brigou como um danado
nas terras de Zumbi
Era valente como o quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e mansoMesmo vovó
não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacouNa minh’alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação...TRINDADE, Solano. Sou negro. In: Alda Beraldo. Trabalhando com poesia. São Paulo: Ática, 1990, v. 2
O poema resgata a memória de fatos históricos que fazem parte do patrimônio cultural do povo brasileiro e faz referência a diversos elementos, entre os quais, incluem-se
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A tarifa da energia elétrica no Brasil tem sofrido variações em função do seu custo de produção, seguindo um sistema de bandeiras tarifárias. Esse sistema indica se haverá ou não acréscimo no valor do quilowatt-hora (kWh). Suponha que o repasse ao consumidor final seja da seguinte maneira:
- bandeira verde: a tarifa não sofre acréscimo;
- bandeira amarela: a tarifa sofre acréscimo de R$ 0,015 para cada kWh consumido;
- bandeira vermelha – patamar 1: a tarifa sofre acréscimo de R$ 0,04 para cada kWh consumido;
- bandeira vermelha – patamar 2: a tarifa sofre acréscimo de R$ 0,06 para cada kWh consumido.
A conta de energia elétrica em uma residência é constituída apenas por um valor correspondente à quantidade de energia elétrica consumida no período medido, multiplicada pela tarifa correspondente. O valor da tarifa em um período com uso da bandeira verde é R$ 0,42 por kWh consumido. Uma forte estiagem justificou a alteração da bandeira verde para a bandeira vermelha – patamar 2.
Um usuário, cujo consumo é tarifado na bandeira verde, observa o seu consumo médio mensal. Para não afetar o seu orçamento familiar, ele pretende alterar a sua prática de uso de energia, reduzindo o seu consumo, de maneira que a sua próxima fatura tenha, no máximo, o mesmo valor da conta de energia do período em que era aplicada a bandeira verde.
Qual percentual mínimo de redução de consumo esse usuário deverá praticar de forma a atingir seu objetivo?
- Matemática | 1.13 Equação do 2º Grau
(AFA) Considere as funções reais f, g e h tais que:
f(x)=mx2−(m+2)x+(m+2)
g(x)=
h(x)=√x
Para que a função composta h o g o f (x) tenha domínio D=RD=R, deve-se ter
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(FUVEST 2008 1ª FASE) No início da década de 1950, o vírus que causa a doença chamada de mixomatose foi introduzido na Austrália para controlar a população de coelhos, que se tornara uma praga. Poucos anos depois da introdução do vírus, a população de coelhos reduziu-se drasticamente. Após 1955, a doença passou a se manifestar de forma mais branda nos animais infectados e a mortalidade diminuiu. Considere as explicações para esse fato descritas nos itens de I a IV:
I. O vírus promoveu a seleção de coelhos mais resistentes à infecção, os quais deixaram maior número de descendentes.
II. Linhagens virais que determinavam a morte muito rápida dos coelhos tenderam a se extinguir.
III. A necessidade de adaptação dos coelhos à presença do vírus provocou mutações que lhes conferiram resistência.
IV. O vírus induziu a produção de anticorpos que foram transmitidos pelos coelhos à prole, conferindo-lhe maior resistência com o passar das gerações.
Estão de acordo com a teoria da evolução por seleção natural apenas as explicações:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Brasis
Tem um Brasil que é próspero
Outro não muda
Um Brasil que investe
Outro que suga...
Um de sunga
Outro de gravata
Tem um que quer amor
E tem o outro que mata
Brasil do ouro
Brasil da prata...
Tem um Brasil que é lindo
Outro que pede
O Brasil que dá
É igualzinho ao que pede...
Pede paz, saúde
Trabalho e dinheiro
Pede pelas crianças
Do país inteiro
MOURA, Gabriel; Seu Jorge Cru.
CP ST2, 2005 (Fragmento)
(A) Qual é a crítica que a canção apresenta?
(B) Justifique o título da canção: “Brasis”.