Um pêndulo é formado por uma haste rígida inextensível de massa desprezível e em uma das extremidades há uma esfera sólida de massa m A outra extremidade é fixada em um suporte horizontal. A haste tem comprimento L e a esfera tem raio r O pêndulo é deslocado da sua posição de equilíbrio de uma altura H e executa um movimento harmônico simples no plano, conforme mostra a figura
Com relação ao movimento desse pêndulo, analise as proposições.
I. A energia mecânica em A e B são iguais.
II. As energias cinética e potencial em A e B são iguais.
III. A energia cinética em A é mínima.
IV. A energia potencial em B é máxima.
Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
About half of the world’s population is at risk of contracting dengue, according to the World Health Organization. The mosquito is found in tropical and subtropical climates around the world; however, dengue does not naturally occur in these creatures: the mosquitoes get dengue from us.
The mechanism of dengue infection is simple. Female mosquitoes bite humans because they need the protein found in our blood to produce eggs. (Male mosquitoes do not bite.) If the mosquito bites someone with dengue – and then, after the virus’s roughly eight-to 12-day replication period, bites someone else – it passes dengue into its next victim’s bloodstream.
There is no vaccine against dengue, but infecting mosquitoes with a natural bacterium called Wolbachia blocks the insects’ ability to pass the disease to humans. The microbe spreads among both male and female mosquitoes: infected females lay eggs that harbor the bacterium, and when Wolbachia-free females mate with infected males, their eggs simply do not hatch. Researchers are now releasing Wolbachia-infected females into the wild in Australia, Vietnam, Indonesia and Brazil.
Scientific American, June 2015. Adaptado.
(FUVEST 2016 1° FASE) Segundo o texto, a bactéria Wolbachia, se inoculada nos mosquitos, bloqueia a transmissão da dengue porque
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Jornal
- Tinta guache – Cores primárias e secundárias
- Vasilhas com água
- Papel toalha
- Papel Sulfite
- Lápis HB
- Papel Canson A4
- Pincel
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundárias.
O que são “cores secundárias”?
Laranja, verde e violeta são as cores secundárias. São assim chamadas porque surgem a partir da mistura de duas cores primárias.
vermelho + amarelo = laranja
vermelho + azul = violeta
azul + amarelo = verde
Laranja: Estimula a nossa vontade de aprender. É a cor da laranja e da abobóra.
Verde: Cor mais harmoniosa e mais calmante. Nos transfere confiança, determinação e esperança. É a cor da cura.
Violeta: Esta cor representa o mistério, expressa sensação de individualidade e personalidade. É a cor da sabedoria.
Fonte: https://www.smartkids.com.br/trabalho/cores-cores-secundarias
- O professor vai dividir a sala , formando grupo de 06 crianças.
- Forrar as mesas com jornal.
- Distribuir para os grupos, tinta guache nas cores primárias, papel sulfite, vasilhas com
água e papel toalha.
- Apresente o material e convide as crianças a realizarem um estudo de cores primárias
através da pintura com os dedos.
Pintura a dedo com guache - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBa/uFU - Fonte: Acervo Soraia Lelis
- O professor vai pedir aos alunos que pintem com os dedinhos as cores primárias no
papel.
- Solicite que nomeiem as cores registradas no papel e posteriormente coloquem o
trabalho para secar em lugar seguro.
- Convide as crianças para brincarem de um “jogo da velha” diferente do convencional,
onde a descoberta de uma cor secundária se dará através da mistura de duas
primárias.
- Entregue uma folha de papel sulfite para cada criança.
- Solicite que tracem por toda a superfície do papel duas linhas verticais e duas linhas
horizontais . O professor deverá auxiliar os alunos, nesta hora.
- Dite a cor que deve ser colocada em cada coluna/linha do gráfico/jogo.
- O professor deverá auxiliar os alunos durante esta etapa do trabalho.
- Sugestão: se for mais fácil, o professor pode colocar no quadro o desenho das linhas
para as crianças copiarem.
- Monte com as crianças a estrutura para a descoberta das cores secundárias
Pintura a dedo com guache sobre papel sulfite - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
- Peça as crianças que façam a mistura das cores primárias até obter a cor secundária.
- Lembre as crianças sobre a mistura das cores primárias e seus resultados.
Fonte: http://historiadaarte.com.br/artecriancas.html
- Solicite novamente para que nomeiem as cores registradas no papel e
posteriormente coloque os trabalhos para secar em local seguro.
- Questione sempre os grupos sobre como são formadas as cores secundárias.
- Distribua uma folha de folha de papel Canson formato A4 para cada criança.
- Prepare as mesas da sala, forrando com jornal.
- Disponibilize pinceis, vasilhas com água, papel toalha e tintas nas cores primárias e
secundárias.
- Proponha experimentos com cores primárias e cores secundárias.
- Peça as crianças para fazerem uma pintura, livre, usando toda a sua criatividade,
usando as cores primárias e secundárias.
Processo em pintura com guache sobre papel canson - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU Fonte: Acervo Soraia Lelis
Processo em pintura com guache sobre papel canson - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Fonte: http://arteplanejamentoaula.blogspot.com/2011/06/estudo-das-cores-primarias-e-descoberta.html
A RODA DAS CORES
- História | 1.3 União Ibérica
Refúgio de judeus, cristãos-novos e comerciantes ibéricos perseguidos pela Inquisição, a Holanda tornou-se o principal centro de transações econômicas da Europa no início do século XVIII. O Banco de Amsterdã era a mais sólida e prestigiada instituição financeira europeia no período. A proibição de relações mercantis entre Holanda e Portugal, por ordem da monarquia espanhola foi um duro baque na economia dos flamengos. A situação não tardou a se transformar em conflito aberto. O litoral brasileiro e africano foram os alvos de várias invasões holandesas:
CAMPOS, F. de; CLARO, R. Oficina de História. São Paulo: Editora Leya, 2012. VOT2021.
Na primeira metade do século XVII, o Brasil foi alvo de duas invasões holandesas. De acordo com o texto, essas invasões estão inseridas num contexto marcado por
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma torneira não foi fechada corretamente e ficou pingando, da meia-noite às seis horas da manhã, com a frequência de uma gota a cada três segundos. Sabe-se que cada gota d’agua tem volume de 0,2 mL.
Qual foi o valor mais aproximado do total de água desperdiçada nesse período, em litros?
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Um professor de Matemática afixou um mapa na parede e marcou dois pontos da cidade, indicados por A e B, ligando-os por uma reta representada pela equação x - 2y = 5. Depois, ele marcou os pontos C e D fora dessa reta e disse que os pontos A, B, C e D são dados pelos pares ordenados (7, -1), (3, -1), (-1, -3) e (-3, 1).
Quais pares ordenados representam os pontos A e B?