Em um experimento que valida a conservação da energia mecânica, um objeto de 4,0 kg colide horizontalmente com uma mola relaxada, de constante elástica de 100 N/m Esse choque a comprime 1,6 cm Qual é a velocidade, em m/s desse objeto, antes de se chocar com a mola?
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(UECE) Um objeto é lançado verticalmente, para cima, de forma que a altura alcançada h, medida em metros, e o tempo decorrido após o lançamento t, medido em segundos, estão relacionados pela equação h – 120t + 5t² = 0. Considerando h=0 e t=0 no instante do lançamento, então o tempo decorrido desde o lançamento até alcançar a altura máxima, e a altura máxima atingida são respectivamente:
- História - Fundamental | 05.2. Os patrimônios brasileiros
O Patrimônio cultural se apresenta sob diversas formas. Podemos encontrar exemplos de bens materiais, bens imateriais e bens naturais nas reportagens da Revista de História da Biblioteca Nacional. Leia os títulos das reportagens a seguir e responda.
I) Caído do céu - Cratera de 130 milhões de anos será tombada no Paraná
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2157
II) Jeitinho mineiro de fazer queijo é patrimônio - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional registra no Inventário Nacional de Referências Culturais o processo artesanal da produção de queijo em Minas Gerais
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1580
III) Gótico português - Tombado por Barbacena (MG), casarão da família Pio Canedo é uma das últimas amostras do estilo manuelino gótico
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2622
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:
- Química | 2.5 Oxirredução
(UNIT)
BiO3 (aq) + H+ (aq) + Mn2+ (aq) →Bi3+ (aq) + MnO4– (aq)+ H2O (I)
As reações de oxirredução fazem parte de um grupo muito amplo e importante de reações químicas. Nelas ocorrem trocas de elétrons entre átomos e entre íons. Daí resultam aplicações muito úteis, a exemplo da redução de minerais na produção de metais, prevenção de oxidações e estudo de fenômenos bioquímicos que aparecem nos ciclos energéticos dos seres vivos. A equação química que representa a reação química entre o íon bismutato, em meio ácido, com o íon Mn2+ (aq), constitui exemplo de um número variado e muito grande de reações químicas que podem ser balanceadas para facilitar o cálculo estequiométrico.
Desse modo, o balanceamento da equação química com os menores coeficientes estequiométricos inteiros permite afirmar:
- Literatura
(UFSM) A luta é um dos assuntos preferidos da literatura épica. Leia o seguinte trecho do poema épico O Uraguai, de Basílio da Gama, que trata desse assunto:
Tatu-Guaçu mais forte na desgraça
Já banhado em seu sangue pretendia
Por seu braço ele só pôr termo à guerra.
Caitutu de outra parte altivo e forte
Opunha o peito à fúria do inimigo,
E servia de muro à sua gente.
Fez proezas Sepé naquele dia.
Conhecido de todos, no perigo
Mostrava descoberto o rosto e o peito
Forçando os seus co'exemplo e co'as palavras.
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações relacionadas com O Uraguai.
( ) O assunto d' O Uraguai é a expedição mista de portugueses e espanhóis contra as missões jesuíticas do Rio Grande do Sul, para executar as cláusulas do tratado de Madrid, em1756.
( ) Mesmo se posicionando favoravelmente aos vencedores europeus, o narrador de O Uraguai deixa perceber, em passagens como a citada, sua simpatia e admiração pelo povo indígena.
( ) No fragmento referido, Tatu-Guaçu, Sepé e Caitutu têm exaltadas suas forças físicas e morais, lembrando os heróis épicos da antiguidade.
( ) A análise formal dos versos confirma que Basílio da Gama imita fielmente a epopeia clássica, representada pelo modelo vernáculo da época: Os Lusíadas, de Camões.
( ) A valorização do índio e da natureza brasileira corresponde aos ideais iluministas e árcades da vida primitiva e natural e prenuncia uma tendência da literatura romântica: o nativismo.
A sequência correta é
- Química | A. Cálculos Químicos
(UPE) Dispõe-se de duas amostras de minérios “A” e “B”, com teores de alumínio de 60% e 40% respectivamente. A quantidade em kg da amostra “A” que deve ser misturada a uma quantidade conveniente da amostra “B”, para se obter 1 kg de uma mistura com o teor de alumínio igual a 55% é