O Brasil é um dos países de maior potencial hidráulico do mundo, superado apenas pela China, pela Rússia e pelo Congo. Esse potencial traduz a quantidade de energia aproveitável das águas dos rios por unidade de tempo. Considere que, por uma cachoeira no Rio São Francisco de altura h = 5 m, a água é escoada numa vazão Z = 5 m3/s. Qual é a expressão que representa a potência hídrica média teórica oferecida pela cachoeira, considerando que a água possui uma densidade absoluta d = 1000 kg/m3, que a aceleração da gravidade tem módulo g=10m/s2 e que a velocidade da água no início da queda é desprezível?
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
A Terra é formada por três camadas: a crosta, o manto e o núcleo. O manto é formado por diversos tipos de rochas que, devido ao calor emanado pelo núcleo, permanecem em estado líquido, formando o magma. A crosta terrestre flutua nesse magma tal qual um bloco de gelo flutua na água líquida.
Suponha que um bloco de granito da crosta terrestre esteja flutuando, em equilíbrio, sobre uma camada de magma e considere os valores fornecidos na tabela a seguir.
Com base nas informações fornecidas, a porcentagem do bloco de granito imersa no magma
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
TEXTO I
De acordo com a versão tradicional da História, os participantes da revolta em Minas Gerais eram todos ligados às elites locais e pretendiam melhorar sua situação com a formação de um governo livre dos impostos e representantes do poderio metropolitano. Até mesmo o alferes Tiradentes, segundo alguns pesquisadores, tinha uma condição financeira relativamente confortável.
SCHWARCZ, L. M; STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. VOT2020.
TEXTO II
Em maio de 1789, Tiradentes foi preso, no Rio de Janeiro, durante uma de suas viagens para agregar adeptos às ideias de sedição. Ele não era o líder da Conjuração Mineira; era seu principal propagandista. Era dotado de impressionante habilidade de persuadir o outro. Nos Autos da Devassa, confessou que escolhia com cuidado as frases com que deveria aliciar novos partidários. Tiradentes entremeava a pregação sediciosa com modinhas que cantava ao violão, o que aumentava seu sucesso nos locais de sociabilidade, onde se reunia a gente do povo: bordeis, como a casa das Pilatas; as pousadas, como a hospedaria de João da Costa Rodrigues, na beira do Caminho Novo, as tabernas, como o do arraial de Matosinho. Tudo isso explica porque a pena aplicada a ele pela Coroa foi exemplar, espetacular e “pública”.
SCHWARCZ, L. M; STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. VOT2020.
A diferença entre a historiografia tradicional, do texto I, e versão apresentada no texto II demonstra que a Inconfidência Mineira
- Química | A. Equilíbrio Químico
A dissolução do cloreto de cobalto (II), CoCℓ2(s), em ácido clorídrico, HCℓ(aq), leva à formação do sistema em equilíbrio químico representado pela equação química reversível. À temperatura ambiente, a coexistência de íons Co(H2O)2+6(aq), de cor rosa, com íons CoCℓ2-4(aq), de cor azul, confere a solução uma coloração violeta. Entretanto, considerando o princípio de Le Chatelier, quando o equilíbrio químico é perturbado por fatores, como adição ou remoção de um reagente ou produto, variação da temperatura ou da pressão, o equilíbrio desloca-se até que um novo estado de equilíbrio seja estabelecido.
A partir da análise das informações e da equação química, que representa o sistema em equilíbrio, é correto concluir:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base: Leia o texto. Ciência da Natureza e Meio Ambiente Raquel Beer em 30/04/2015 às 15:45 Pesquisa divulgada hoje na revista americana Science mostra que, se as emissões de gás carbônico continuarem no mesmo ritmo, levando a um aumento de até 4,3 graus de temperatura em 90 anos, uma em cada seis espécies de animais e de plantas deve ser extinta. Caso os esforços globais de mitigação surtam efeito e consiga-se limitar o aquecimento a apenas dois graus até o fim do século, o risco passaria a ser 10% menor. As espécies que têm como hábitat a América Latina, Nova Zelândia e Austrália serão as mais ameaçadas. Isso porque uma das consequências do aquecimento global é o aumento do nível do mar, que faria com que a área dos territórios diminuísse. Para agravar a situação, muitas dessas regiões têm terrenos acidentados, cortados por rios, montanhas ou florestas densas, que funcionam como barreiras e dificultam a migração dos animais. “É importante ressaltar que os modelos utilizados para prever os riscos de extinção são bastante completos, mas não são perfeitos”, disse à Veja o americano Mark Urban, professor de Biologia da Universidade de Connecticut e autor do estudo. “Não é analisado, por exemplo, o potencial que as espécies têm de se adaptar às mudanças climáticas. Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”. [...] Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/uma-em-cada-seis-especiespodem-ser-extintas-devido-as-mudancas-climaticas>. Acesso em: abr. 2015.
Enunciado:
Em “ Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”, o termo em destaque opõe a frase à ideia de que:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
eu acho um fato interessante... né... foi como meu pai e minha mãe vieram se conhecer... né... que... minha mãe morava no Piauí com toda família... né... meu... meu avô... materno no caso... era maquinista... ele sofreu um acidente... infelizmente morreu... minha mãe tinha cinco anos... né... e o irmão mais velho dela... meu padrinho... tinha dezessete e ele foi obrigado a trabalhar... foi trabalhar no banco... e... ele foi... o banco... no caso... estava... com um número de funcionários cheio e ele teve que ir para outro local e pediu transferência prum local mais perto de Parnaíba que era a cidade onde eles moravam e por engano o... o... escrivão entendeu Paraíba... né... e meu... e minha família veio parar em Mossoró que era exatamente o local mais perto onde tinha vaga pra funcionário do Banco do Brasil e:: ela foi parar na rua do meu pai... né... e começaram a se conhecer... namoraram onze anos... né... pararam algum tempo... brigaram... é lógico... porque todo relacionamento tem uma briga... né... e eu achei esse fato muito interessante porque foi uma coincidência incrível... né... como vieram a se conhecer... namoraram e hoje... e até hoje estão juntos... dezessete anos de casados…
CUNHA, M. A. F. (Org.). Corpus, discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.
Na produção dos textos, orais ou escritos, articulamos as informações por meio de relações de sentido. No trecho de fala, a passagem “brigaram... é lógico... porque todo relacionamento tem uma briga”, enuncia uma justificativa em que “brigaram” e “todo relacionamento tem uma briga” são, respectivamente: