Um elevador de 500 kg deve subir uma carga de 2,5 toneladas a uma altura de 20 metros, em um tempo inferior a 25 segundos.Qual deve ser a potência média mínima do motor do elevador, em watts?
Considere: g=10m/s2
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(IFSUL) Quando um patinador desliza sobre o gelo, o seu deslizamento é facilitado, sendo o atrito diminuído, porque parte do gelo se transforma em água. Se o gelo se encontra a uma temperatura inferior a 0 oC, isso ocorre porque
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a charge a seguir, que satiriza um pacto político que determinou os rumos do conflito mundial ocorrido na década de 1940.
Imagem de domínio público disponível em http://blogdozepaulo.blogspot.com/2009/09/ii-guerra-em-audio.html. Página acessada em dezembro de 2010
A partir da análise:
a) IDENTIFIQUE os dois personagens e o pacto firmado entre eles.
b) EXPLIQUE a relação deste pacto com a eclosão da II Guerra Mundial.
- Química | 4. Química Ambiental
A decomposição de material orgânico em meio anaeróbio resulta na produção natural de gás metano, CH4, e dióxido de carbono, CO2, como mostra a equação 1. A queima de combustíveis fósseis, como o gás butano, resulta na formação de dióxido de carbono, CO2 e água, H2O, como mostra a equação 2.
Equação 1:
Equação 2:
Analisando as duas equações acima, em relação ao efeito estufa e ao aquecimento global, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Pérolas absolutas
Há, no seio de uma ostra, um movimento – ainda que imperceptível. Qualquer coisa imiscuiu-se pela fissura, uma partícula qualquer, diminuta e invisível. Venceu as paredes lacradas, que se fecham como a boca que tem medo de deixar escapar um segredo. Venceu. E agora penetra o núcleo da ostra, contaminando-lhe a própria substância. A ostra reage, imediatamente. E começa a secretar o nácar. É um mecanismo de defesa, uma tentativa de purificação contra a partícula invasora. Com uma paciência de fundo de mar, a ostra profanada continua seu trabalho incansável, secretando por anos a fio o nácar que aos poucos se vai solidificando. É dessa solidificação que nascem as pérolas.
As pérolas são, assim, o resultado de uma contaminação. A arte por vezes também. A arte é quase sempre a transformação da dor. [...] Escrever é preciso. É preciso continuar secretando o nácar, formar a pérola que talvez seja imperfeita, que talvez jamais seja encontrada e viva para sempre encerrada no fundo do mar. Talvez estas, as pérolas esquecidas, jamais achadas, as pérolas intocadas e por isso absolutas em si mesmas, guardem em si uma parcela faiscante da eternidade.
SEIXAS, H. Uma ilha chamada livro. Rio de Janeiro: Record, 2009 (fragmento).
Considerando os aspectos estéticos e semânticos presentes no texto, a imagem da pérola configura uma percepção que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto a seguir. Quarta-feira, 6 de setembro Nenhum neto de vovó se mete em conversa de gente grande. Ninguém na família gosta de menino intrometido. Todos nós vamos chegando na Chácara e tratando de ir brincar no gramado da frente. Só Onofre gosta de ser tratado com gente grande e não se mete conosco. Quando ele vem aqui à chácara com tio Geraldo, fica sentado na sala como homem e se metendo nas conversas. Tio Geraldo vai virando as costas e todo o mundo começa a reprovar a educação e a antipatia de Onofre. Nenhuma de nós gosta dele. MORLEY, Helena. Minha vida de menina. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 82. (Fragmento)
Enunciado:
O emprego dos verbos no tempo presente do modo indicativo expressa qual sentido no texto?