Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia a tirinha e converse com a turma sobre a atitude do personagem Robinho. Pergunte aos alunos o que é que eles acham que Robinho fará com o dinheiro que ele está juntando.
1.2. Solicite aos alunos que, em duplas, completem a tirinha utilizando o último quadro. Depois, deem um título para a tirinha.
TÍTULO:
Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 3 mai. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que leiam a próxima tirinha e, em duplas, escrevam um final para ela. Peça que deem um título para a tirinha. Comente com os alunos o resultado do trabalho.
2.2. Professor, recolha os trabalhos dos alunos e coloque-os no mural da sala para apreciação de todos.
TÍTULO:
Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 3 mai. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Quais são os elementos do mercado financeiro disponíveis para uma pessoa que tem conta no banco pode utilizar?
b) No último quadrinho o personagem diz que para usar cartões de crédito, débito ou cheque, precisa ter dinheiro no banco. O que acontece quando alguém passa um cheque ou paga com cartão e não tem dinheiro no banco?
c) Qual a relação que há entre a expressão “Dinheiro não se ganha” e a tirinha do Robinho?