Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, solicite aos alunos que, em dupla, façam um acróstico com a palavra dignidade.
Este é um acróstico diferente. Ele será escrito na horizontal.
Os alunos vão escrever as palavras iniciadas pelas letras e depois farão desenhos alusivos a elas.
D
I
G
N
I
D
A
D
E
1.2. Professor, coloque o trabalho dos alunos num lugar de destaque da escola para apreciação de todos, comentando as mensagens transmitidas por eles.
2. Segundo passo
2.1. Professor, analise com os alunos a charge.
Pergunte aos alunos qual é o valor da dignidade humana.
Disponível em:<http://pastorchicco.files.wordpress.com/2012/02/dignidade-humana.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
2.1. Professor, solicite aos alunos que refaçam os diálogos da charge dando ênfase ao valor da dignidade humana.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, solicite aos alunos a leitura e discussão das duas mensagens. Peça a eles que, em grupo, escolham uma mensagem e preparem uma dramatização sobre ela. Depois, façam uma apresentação para a turma.
Disponível em:<https://static.mundodasmensagens.com/upload/textos/f/r/franz-kafka-a-solidariedade-e-o-sentimento-qu-ke4me-w.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<https://i.ytimg.com/vi/zoC-_joJgYA/maxresdefault.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.