No dispositivo representado na figura a seguir, um bloco de granito de massa 1500 kg é puxado para cima em um plano inclinado, com uma velocidade constante de 2,0 m/s por uma força F aplicada ao cabo. As distâncias indicadas são d1 = 40 m e d2 = 30 m, e o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano inclinado é 0,50. Considere g = 10 m/s2. O atrito na roldana e as massas da corda e da roldana são desprezíveis. Nessas condições, a potência desenvolvida pela força F aplicada ao bloco pelo cabo vale em kW:
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIFACS) Engenheiros biomédicos estão desenvolvendo pequenos monitores implantáveis, que podem eliminar parte das conjecturas sobre como melhor tratar os pacientes com doenças crônicas, como as cardíacas ou a diabetes. Esses monitores podem desempenhar um papel mais ativo no tratamento não só detectando arritmias perigosas, por exemplo, mas também fazendo um coração parado de volta à vida. Caso detecte ataque iminente, o aparelho vibra e faz um Pager externo emitir um sinal sonoro e luminoso, alertando o paciente ou outros a buscarem ajuda. (SHUTE, et al., p. 14-19, 2012).
Tratando-se de um sinal sonoro, como aquele emitido pelos monitores implantáveis, com base nos conhecimentos de Física, pode-se afirmar:
- Física | 3.2 Dilatação
(FUVEST) Uma lâmina bimetálica de bronze e ferro, na temperatura ambiente, é fixada por uma de suas extremidades, como visto na figura abaixo.
Nessa situação, a lâmina está plana e horizontal. A seguir, ela é aquecida por uma chama de gás. Após algum tempo de aquecimento, a forma assumida pela lâmina será mais adequadamente representada pela figura:
Note e adote:
O coeficiente de dilatação térmica linear do bronze é 1,8 x 10-5 °C-1.
O coeficiente de dilatação térmica linear do ferro é 1,2 x 10-5 °C-1.
Após o aquecimento, a temperatura da lâmina é uniforme.
- Física
Em um experimento utilizando bolas de bilhar, uma bola A é arremessada com velocidade horizontal de módulo em uma superfície horizontal fixa e sem atrito. A bola A colide elasticamente com outra bola idêntica, B. Sobre o movimento do centro de massa do conjunto de bolas, sabendo que a bola B está sempre em contato com a superfície, assinale a alternativa CORRETA.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O fósforo, geralmente representado pelo íon de fosfato (PO−43), é um ingrediente insubstituível da vida, já que é parte constituinte das membranas celulares e das moléculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das células. O fósforo utilizado nos fertilizantes agrícolas é extraído de minas, cujas reservas estão cada vez mais escassas. Certas práticas agrícolas aceleram a erosão do solo, provocando o transporte de fósforo para sistemas aquáticos, que fica imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixões diminuem a disponibilidade dos íons no solo. Tais fatores têm ameaçado a sustentabilidade desse íon.
Uma medida que amenizaria esse problema seria:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Ueg) Para as “boas” escolas vão sempre os professores mais competentes e experientes. Nelas, as condições de trabalho são melhores. Há um número menor de alunos por turma e o tempo de aula é maior. O material didático é abundante e de boa qualidade.
Nas escolas “carentes” dá-se o contrário. Os professores estão sobrecarregados e insatisfeitos. Por causa disso, ficam pouco tempo na escola. O material didático (cartilhas, livros, etc.) é inadequado e insuficiente. As turmas estão superlotadas e as crianças têm menos tempo de aula. Nessas escolas, os professores faltam com mais frequência às aulas, os alunos são rebeldes ou desinteressados e há mais problemas de disciplina.
CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D ; OLIVEIRA, R. D. A Vida na escola e a escola da vida. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 52-53.
As afirmações acima, em nível geral, apresentam uma descrição do sistema escolar brasileiro em seu nível fundamental. Essa situação do sistema escolar pode ser melhor explicada a partir de qual teoria sociológica?