Explicaê

01

Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)


Enunciado:

PROPOSTA DE ATIVIDADES:  

 1. Primeiro passo

 1.1. Professor, analise o quadro com a turma. Peça aos alunos que façam um desenho sobre o grande sonho deles.

                                              img_Q105849_QC429720_0_original.png?1519

Disponível em:<https://image.slidesharecdn.com/palestra2010cefet-100612132551-phpapp02/95/empreendedorismo-a-arte-de-fazer-acontecer-2-728.jpg?cb=1371141503> Acesso em: 11 jan. 2018.

1.2. Professor, peça aos alunos que completem as frases.

a) Empreender é sonhar __________________________________________________________________________

b) Empreender é planejar para _____________________________________________________________________

c) Empreender é investir em_____________________________________________________________________ e perseverar em ________________________________________________________________

 2. Segundo passo

2.1. Professor, leia e comente com os alunos o texto “A pedra no caminho”.

      Conta a lenda de um rei que viveu há muitos anos num país para lá dos mares. [...] Frequentemente, fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo se destinava a ensinar o povo a ser trabalhador e prudente.

      [...] Uma noite, enquanto todos dormiam, pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois, foi esconder-se atrás de uma cerca e esperou para ver o que acontecia.

      Primeiro, veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que ele levava para a moagem.

      — Onde já se viu tamanho descuido? — disse ele contrariado, enquanto desviava a sua parelha e contornava a pedra. — Por que motivo esses preguiçosos não mandam retirar a pedra da estrada?

      Logo depois surgiu a cantar um jovem soldado. [...] O soldado não viu a pedra, mas tropeçou nela e estatelou-se no chão poeirento. Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou na espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam deixado uma pedra enorme na estrada.

      Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro passou por lá. [...] Mas, disse consigo própria: já está quase a escurecer e de noite, alguém pode tropeçar nesta pedra e ferir-se gravemente. Vou tirá-la do caminho. E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar.

Disponível em:<http://www.waysup.com.br/pedra-no-caminho-uma-historia-sobre-perseveranca/> Acesso em: 11 jan. 2018. [Fragmento]

3. Terceiro passo

 3.1. Professor, pergunte aos alunos:

a) O que vocês acham da atitude do rei, do fazendeiro e do soldado? E da atitude da filha do moleiro?

b) Quem teve um atitude empreendedora e ética? Por quê?

3.2. Qual é a atitude empreendedora que mais se destacou na filha do moleiro? Marque no texto a parte que justifica a resposta.