Explicaê

01

Leia o texto abaixo para responder à questão.

As Ricas Caatingas

[...] um celeiro de espécies endêmicas e de formações vegetais diversificadas

No início dos anos 1980, os herpetólogos conheciam uma única espécie de lagarto na região de Santo Inácio, situada na margem direita do Velho Chico. Foi exatamente no mesmo local que Rodrigues, em uma de suas expedições, encontrou outro réptil semelhante, mas não idêntico ao que já havia sido identificado. Batizados naquela época de  Tropidurus nanuzaeTropidurus amathites, respectivamente, hoje eles são conhecidos por um novo gênero, o Eurolophosaurus [...].

Alguns anos depois, descobriu-se que realmente existiam diferenças. Na margem esquerda haviam outras espécies. Uma delas, a eurolophosaurus divaricatus, foi considerada irmã da E. amathites. Ambas viviam em lados opostos do rio, mas mantinham traços morfológicos semelhantes [...].

É sabido que há cerca de 12 mil anos o São Francisco não corria para o mar. Naquele tempo, que coincide com o final do último período de glaciação, havia um grande lago natural na área onde o rio desaguava. Só depois as águas do Chico conseguiriam transpor as serras do norte da Bahia e chegar até o oceano Atlântico. Quando correu para o mar, o São Francisco separou as espécies de lagarto que viviam todas juntas ao redor do grande lago – hoje a barragem de Sobradinho voltou a criar um lago artificial na região. Algumas espécies ficaram do lado esquerdo e outras do direito. Uma das hipóteses é que isso tenha acelerado a diferenciação entre as espécies irmãs, que segundo o zoólogo da USP, data de 1 milhão a 3 milhões de anos [...].

Ainda existem mais perguntas do que respostas, mas o modelo básico, com a continuidade dos estudos, ganha embasamento cada vez maior. Não existe apenas um único par de espécies irmãs - outros grupos também têm espécies semelhantes vivendo nas margens direita e esquerda do São Francisco, onde as dunas persistem. É o caso de outro lagarto, do gênero  Calyptommatus, Calyptommatus leiolepis, e de um par de anfisbenas, répteis muito similares às serpentes. [...].

Disponível em: <www2.uol.com.br/sciam/reportagens/as_ricas_caatingas.html>. Acesso em: 4 mar. 2017.

Muito dos lagartos citados apresentam coloração corporal semelhante ao ambiente em que vivem, sendo de difícil visualização tanto por biólogos quanto por seus predadores naturais, ou seja, estão camuflados.

A camuflagem dos organismos é uma grande vantagem adaptativa, pois permite que eles sobrevivam mais tempo e produzam mais descendentes. Esse mecanismo pode ser explicado pela

Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.