Em 1989, foi anunciada a realização em laboratório da assim chamada “fusão a frio”, um processo de fusão nuclear à temperatura ambiente realizada por meio de uma célula eletroquímica. Apesar do clamor inicial suscitado por esse resultado, experimentos sucessivos não conseguiram reproduzi-lo. De acordo com o que foi divulgado à época, núcleos de deutério 2H se fundiam por meio das reações:
Para a situação apresentada, considere uma célula eletroquímica que possibilite o processo de fusão a frio gerando uma potência de 11,2 W Na hipótese de que as duas reações aconteçam com a mesma frequência, conclui-se que os nêutrons liberados durante 1 segundo seriam:
Questões relacionadas
- História | 3.5 Nova
A análise da tabela permite identificar um intervalo de tempo no qual uma alteração na proporção de eleitores inscritos resultou de uma luta histórica de setores da sociedade brasileira. O intervalo de tempo e a conquista estão associados, respectivamente, em
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir A transposição do rio São Francisco
A transposição do rio São Francisco, ou seja, a mudança do fluxo de parte do seu leito para áreas onde a seca é mais intensa foi a saída escolhida pelo governo federal para eliminar parte do problema da seca. O projeto, no entanto, é polêmico. Apesar de já iniciada, a transposição vem sendo questionada por vários setores da sociedade, de organizações civis a cientistas. Disponível em: <http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/transposicao-sao-francisco.htm>. Acesso em: 30 set. 2014
Enunciado:
Esse assunto que provoca discussão entre os brasileiros já era uma prática utilizada pelos egípcios na Antiguidade. Desviar, represar e armazenar, já eram técnicas conhecidos por esses povos que ocuparam as margens do Nilo. Dessas práticas podemos mensurar a importância do Nilo em suas vidas.
O rio Nilo para os povos egípcios era
- História | 1.3 União Ibérica
Uma pergunta que sempre surge quando se estuda a presença holandesa no Brasil é a seguinte: o destino do país seria diferente se tivesse ficado nas mãos do Holanda e não de Portugal?
Não há uma resposta segura para essa questão, pois ele envolve uma conjectura, uma possibilidade que não se tornou real. Quando se compara o governo de Nassau com a rudeza lusa e a natureza muitas vezes predatória de sua colonização, a resposta parece ser positiva. Mas convém lembrar que Nassau representava apenas uma tendência e a Companhia das Índias Ocidentais outra, mais próxima do empreendimento colonial português. (...) A colonização dependeu menos da nacionalidade do colonizador e mais do tipo de colonização implantado. Os ingleses, por exemplo, estabeleceram colônias bem diversas nos Estados Unidos e na Jamaica.
Fausto, Boris. História do Brasil; colaboração de Sérgio Fausto. – 14ª Edição atualizada e ampliada. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. VOT2022
O questionamento apontado no texto é sempre levantado nas aulas de História do Brasil. No entanto, o historiado Boris Fausto deixa bem claro que a colonização do Brasil
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
L eia os textos a seguir:
Eu acredito, firmemente, que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da era Vargas – ao seu modelo de desenvolvimento autárquico e ao seu Estado intervencionista.
Discurso de despedida do então senador Fernando Henrique Cardoso, após a confirmação de seu nome como presidente eleito, 14 dez. 1994. Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em 16 nov. 2015.
“Inegavelmente, se Getúlio Vargas não tivesse feito nada neste país, além da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), ele já teria sido o presidente que tirou toda uma nação de um estágio de semiescravidão para torná-los cidadãos com direitos. [...] Foi durante a Era Vargas que se criou [...] a Petrobras, que se criou a Companhia Siderúrgica Nacional, que se criou a Companhia Vale do Rio Doce, que se criou o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se criou o Instituto do Livro”.
Discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio Grande do Sul, em cerimônia de lançamento do PAC, 24 de ago. 2007. Disponível em: <globo.com>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Em seus discursos os ex-presidentes brasileiros, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva evocam a memória de Getúlio Vargas e demonstram que seu governo
- Física | 2.6 Hidrostática
(UPF) Durante um churrasco, o assador percebe que a faca está “sem fio” e decide afiá-la. Como resultado desse processo, a faca passa a cortar a carne com maior facilidade com o mesmo esforço. Dentre as razões que justificam esse fenômeno, está a de que afiar a faca resulta em