Explicaê

01

5.   MATERIAIS

- Espelho grande

- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (you-tube)

- Cartolina

- Cotonetes

- xerox – anexo

- Giz de cera

- Lápis de cor

- Papel Canson A4

 

  PROCEDIMENTO

- O professor vai iniciar as atividades pedindo que cada criança observe seu corpo no

  espelho. (colocar um espelho na sala de aula)

- O professor vai colocar a música abaixo sugerida e pedir para as crianças dançarem,

  pegando no corpo conforme pede a música.

- Como a música é muito legal e todas as crianças gostam o professor poderá cantar

  várias músicas com as crianças que falam sobre esquema corporal.

  Sugestões: Minha boneca de lata - https://www.youtube.com/watch?v=BNfmCkRdI_4

- Cabeça ombro joelho e pé -  https://www.youtube.com/watch?v=K9Q97pIUVNw

-  Eu conheço um jacaré - https://www.youtube.com/watch?v=KtUXKsWsZvg&feature=related

- Depois de muitas músicas e danças, pedir para as crianças para fazerem um desenho

  na cartolina , representando o seu corpo. Com isso, o professor vai poder identificar o

  conhecimento que já possuem sobre o assunto.

- Agora, o professor vai contar a História “Eu me mexo – Mandy Suhr – Editora

  Scipione” .

Imagem

  Disponível: https://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com/2013/07/livro-eu-me-mexo.html

- Após a leitura, solicitar que as crianças peguem em seu corpo, mãos, pernas, cabeça e

  sintam que tem algo duro dentro de nós. Explicar que esse é o nosso esqueleto, que

  nos sustenta e permite que a gente ande, corra, pule, etc.

- O professor vai distribuir o material para as crianças.

- Pedir para as crianças para pintar a figura do crânio e bacia para montar um

  esqueleto com cotonetes.

- Para esta atividade são utilizados 18 cotonetes por criança

- O professor poderá deixar pronto um modelo para as crianças copiarem.

- Depois de montado o esqueleto, peça as crianças para fazer um fundo bem legal para

  este trabalho, colorindo com giz de cera ou lápis de cor.

Imagem    Imagem

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36176

 

O CLARO E O ESCURO DE LEONARDO DA VINCI