5. MATERIAIS
- Espelho grande
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (you-tube)
- Cartolina
- Cotonetes
- xerox – anexo
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Papel Canson A4
PROCEDIMENTO
- O professor vai iniciar as atividades pedindo que cada criança observe seu corpo no
espelho. (colocar um espelho na sala de aula)
- O professor vai colocar a música abaixo sugerida e pedir para as crianças dançarem,
pegando no corpo conforme pede a música.
- Como a música é muito legal e todas as crianças gostam o professor poderá cantar
várias músicas com as crianças que falam sobre esquema corporal.
Sugestões: Minha boneca de lata - https://www.youtube.com/watch?v=BNfmCkRdI_4
- Cabeça ombro joelho e pé - https://www.youtube.com/watch?v=K9Q97pIUVNw
- Eu conheço um jacaré - https://www.youtube.com/watch?v=KtUXKsWsZvg&feature=related
- Depois de muitas músicas e danças, pedir para as crianças para fazerem um desenho
na cartolina , representando o seu corpo. Com isso, o professor vai poder identificar o
conhecimento que já possuem sobre o assunto.
- Agora, o professor vai contar a História “Eu me mexo – Mandy Suhr – Editora
Scipione” .
Disponível: https://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com/2013/07/livro-eu-me-mexo.html
- Após a leitura, solicitar que as crianças peguem em seu corpo, mãos, pernas, cabeça e
sintam que tem algo duro dentro de nós. Explicar que esse é o nosso esqueleto, que
nos sustenta e permite que a gente ande, corra, pule, etc.
- O professor vai distribuir o material para as crianças.
- Pedir para as crianças para pintar a figura do crânio e bacia para montar um
esqueleto com cotonetes.
- Para esta atividade são utilizados 18 cotonetes por criança
- O professor poderá deixar pronto um modelo para as crianças copiarem.
- Depois de montado o esqueleto, peça as crianças para fazer um fundo bem legal para
este trabalho, colorindo com giz de cera ou lápis de cor.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36176
O CLARO E O ESCURO DE LEONARDO DA VINCI