(UNEMAT) Sobre o processo de Independência das Treze Colônias, atualmente, Estados Unidos da América, é incorreto afirmar.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 – Acredito que esta atividade será ainda mais enriquecedora se um debate, orientado pelo professor, sobre o Rio de Janeiro no período em que Cartola era vivo, começou sua carreira e fundou a Escola de Samba Mangueira, comparado ao Rio de hoje. Muito poderá ser abordado: o sambista como exemplo e referência para os jovens e crianças versus o traficante de hoje, o samba e as rodas de samba versus violência, o carnaval carioca do início versus o carnaval espetacular dos milhões gastos hoje em dia, a ocupação das favelas versus a polícia corrupta dentro das próprias operações, enfim, talvez um bom trabalho em forma de pesquisa em grupos que apresentassem para a turma o resultado de suas investigações pudesse dar início a esta atividade
2 – Após a sensibilização inicial, apresentar três músicas de Cartola. Sugiro:
- O mundo é um moinho: http://letras.terra.com.br/cartola/44901/
- As rosas não falam: http://letras.terra.com.br/cartola/44898/
- O sol nascerá: http://letras.terra.com.br/cartola/392191/
- Preciso me encontrar: http://letras.terra.com.br/cartola/392191/#selecoes/68347/ (gravada também por Marisa Monte)
3 – Poderão ser apresentadas para que a turma ouça e acompanhe a letra, cantando ou não. Espera-se que um misto de empolgação, espanto, negação e alegria talvez. Este é um momento interessante para perguntar o que a turma sentiu e deixá-los falar.
4 – Em seguida sugerir que, em trio, os alunos escolham uma frase de uma das três músicas apresentadas, ou um fragmento delas e criem um estandarte, nos moldes do estandarte das escolas de samba, com os materiais sugeridos e outros mais que julgarem necessários à realização de sua intenção criativa. Considero fundamental uma pesquisa visual, o exercício de esboços antes da execução final do estandarte. A seguir um exemplo.
Referências:
Sobre o Samba:
http://www.sambacarioca.com.br/historia-do-samba.html
http://carnaval.hlera.com.br/samba.htm
O verdadeiro samba que resiste no morro:
Sobre Cartola:
Centro Cultural Cartola: www.cartola.org.br
Estandartes:
Obs.: Os estandartes poderão ser montados de forma tradicional com varetas em cima, por baixo e cordões dando sustentação aos mesmos.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Marca la figura que corresponde al animal hablado por tu profesor.
Texto para el profesor: En mi hacienda hay un cerdo.
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
A Odisseia choca-se com a questão do passado. Para perscrutar o futuro e o passado, recorre-se geralmente ao adivinho. Inspirado pela musa, o adivinho vê o antes e o além: circula entre os deuses e entre os homens, não todos os homens, mas os heróis, preferencialmente mortos gloriosamente em combate. Ao celebrar aqueles que passaram, ele forja o passado, mas um passado sem duração, acabado.
HARTOG, F. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Revista de História (São Paulo), nº 172, jan./jun. 2015 (adaptado).
O texto afirma que a obra de Homero
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Explique como era a escolha dos governantes em cada fase do período republicano.
- Matemática | A.2 Segundo Grau
Um objeto é lançado verticalmente, para cima, de forma que a altura alcançada h, medida em metros, e o tempo decorrido após o lançamento t, medido em segundos, estão relacionados pela equação h – 120t + 5t2 = 0. Considerando h = 0 e t = 0 no instante do lançamento, então o tempo decorrido desde o lançamento até alcançar a altura máxima, e a altura máxima atingida são respectivamente