Considere o padrão de construção representado pelos desenhos abaixo.
Na etapa 1, há um único quadrado com lado 1. Na etapa 2, esse quadrado foi dividido em nove quadrados congruentes, sendo quatro deles retirados, como indica a figura. Na etapa 3 e nas seguintes, o mesmo processo é repetido em cada um dos quadrados da etapa anterior. Nessas condições, a área restante, na etapa 5, é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não! Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
POSSENTI, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 (adaptado).Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber
- Biologia | 02. Origem da Vida
(FGV) No século XIX, Louis Pasteur realizou experimentos utilizando frascos com e sem pescoços alongados (pescoços de cisne), com o objetivo de compreender a origem da contaminação por micro-organismos em meios de cultura, conforme ilustrado a seguir.
Tais experimentos embasaram Pasteur a comprovar a teoria
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Na tarde de 5 de novembro de 2015, uma barragem de rejeitos de mineração de ferro rompeu no município de Mariana, Minas Gerais, despejando cerca de sessenta milhões de metros cúbicos de lama e metais pesados em seiscentos e sessenta e três quilômetros de extensão do rio Doce, que deságua no oceano Atlântico. O volume de lama divulgado é contestado pela empresa responsável, assim como a toxidade do material. Registram-se índices de chumbo, arsênio e manganês acima de níveis seguros para o ecossistema. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, condicionantes do licenciamento ambiental da barragem estavam sendo desrespeitadas, sem que houvesse a devida fiscalização, o que incluía um plano de emergência que poderia ter evitado a morte de dezessete pessoas e a total destruição do vilarejo de Bento Rodrigues. O território dos indígenas krenak, no vale do rio Doce, é totalmente destruído pela contaminação da lama. Não há mais possibilidade de pesca, plantio ou criação de animais. Sagrado para os Krenak, o rio é a entidade Watú – avô – por sua importância, grandiosidade e pelo respeito que emana. Hoje uma cerca separa as pessoas da margem intoxicada e infértil. Os rios somos nós todos, seres de água. Cada criança que nasce é uma nascente.
REBOUÇAS, Júlia. Arte porque sim. VOLZ, J.; REBOUÇAS, J. (Org.) 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva: Catálogo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.
A importância do rio Doce para a população ribeirinha é inquestionável, tanto para a subsistência quanto para o desenvolvimento da economia local. Essa importância ganha um contorno transcendental na medida em que
- História - Fundamental | 05. França: A Revolução Francesa
. No despertar da Revolução Francesa, com a formação da Assembleia Nacional, o povo francês, formado por diversos representantes do Terceiro Estado, manifestou-se de diversas maneiras pelas ruas de Paris. Uma delas, em 14 de julho de 1789, passou para a História com o nome de “Tomada da Bastilha”. Sobre esse acontecimento, assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | 05. Um Mundo de Sons
1 – Apresentar às crianças uma versão de uma música apenas instrumental e a outra música com letra, ou seja, cantada.
2 – Discutir o que será que é feito primeiro: a música ou a letra? Será que é fácil colocar a letra em uma música ou a música em uma letra? Será que esta relação interfere na qualidade da música? Uma música bem elaborada deve ter que qualidades? E a letra bem elaborada, o que deve ter?
3 – Separar a sala em grupos e apresentar aos alunos a ideia de que deverão trazer para a próxima aula uma música brasileira de que gostem muito – tanto na versão gravada quanto impressa.
4 – Deixar que cada grupo ouça sua música e acompanhe a letra.
5 – Apresentar agora a proposta de que criem uma nova letra para a música que escolheram cuja versão será apresentada para a turma.