Leia as informações e analise a imagem a seguir.
No final de 2010, a economia japonesa registrou um PIB (Produto Interno Bruto) negativo, de 1,3% de perda. Com este resultado, o Japão perdeu o posto de segunda maior economia do mundo para a China. A primeira colocação está com os Estados Unidos.
A declaração do banco Nomura é uma fantasia, bastando ver como a economia japonesa, assim como toda a região Nordeste do país ficaram devastadas pelo terremoto.
O Banco Central do Japão está tentando, sem muitos resultados, animar o mercado financeiro com injeção de 15 trilhões de ienes na economia, mas o resultado pode ser visto nas bolsas nos últimos dias.
Logo após o terremoto, a Bolsa de Tóquio já demonstrou os abalos sísmicos no mercado financeiro.
Disponível em: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=27450. Acesso em 22 abr. 2012. (Fragmento do texto publicado em 16 mar. 2011)
O Japão e o seu Tsunami Financeiro.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=705&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid =OGit9jjDopEOzM:&imgrefurl=http. Acesso em 22 abr. 2012.
(A) Associe os fatos expostos no texto com o processo de robotização e a imigração controlada de mão de obra pouco qualificada.
(B) Explique a relação econômica entre as repercussões da crise econômica de 2010 e os abalos sísmicos.