Analise a imagem a seguir.
Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-migracao-no-brasil.htm. Acesso 07. dez. 2012
Esta imagem representa qual tipo de migração que ocorreu no território nacional?
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- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
(EPCAR) No concurso CPCAR foi concedido um tempo T para a realização de todas as provas: Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa; inclusive marcação do cartão-resposta. Um candidato gastou
deste tempo T com as questões de Língua Portuguesa e 25% do tempo restante com a parte de Língua Inglesa. A partir daí resolveu as questões de Matemática empregando 80% do tempo que ainda lhe restava. Imediatamente a seguir, ele gastou 5 minutos preenchendo o cartão-resposta e entregou a prova faltando 22 minutos para o término do tempo T estabelecido. É correto afirmar que o tempo T em minutos, é tal que:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O sulfato de bário (BaSO4) é mundialmente utilizado na forma de suspensão de esôfago, estômago e intestino. Por se tratar de um sal pouco solúvel, quando em meio aquoso estabelece o seguinte equilíbrio:
BaSO4 (s) ⇌Ba2+ (aq) +SO4+2 (aq)
Por causa da toxicidade do bário (Ba2+), é desejado que o contraste não seja absorvido, sendo totalmente eliminado nas fezes. A eventual absorção de íons Ba2+, porém, pode levar a reações adversas ainda nas primeiras horas após sua administração, como vômito, cólicas, diarreia, tremores, crises convulsivas e até mesmo a morte.
PEREIRA, L. F. Entenda o caso da intoxicação por Celobar®. Disponível em: www.unifesp.br. Acesso em: 20 nov. 2013 (adaptado).
Para garantir a segurança do paciente que fizer uso do contraste, deve-se preparar essa suspensão em
- Matemática - Fundamental | 8.1 Proporção
Gustavo quer preparar um suco seguindo a indicação que sua mãe deixou anotada em um papel.
Porém, Gustavo já havia misturado da maneira errada, colocando 100 mL de suco concentrado para 800 mL de água. Para chegar à mistura na proporção correta, Gustavo deverá adicionar, no seu suco já feito,
- História - Fundamental | 02. A chegada dos portugueses
Na história do Brasil, exclusão e sofrimento
Quando os colonizadores chegaram ao Brasil, o pensamento da época não reconhecia direitos para as crianças, que eram tratadas como “adultos em miniatura”. Seus navios trouxeram os primeiros exemplos de trabalho infantil: grumetes com até 7 anos de idade eram usados no trabalho pesado em caravelas. Órfãos eram trazidos de Portugal para ajudarem os padres jesuítas. Colonos colocavam os filhos para ajudar na plantação de lavouras de subsistência assim que desembarcavam.
Com as crianças trazidas da África, não era diferente. Separadas dos pais nos portos de desembarque eram vendidas. Já as crianças nascidas nas senzalas passavam a ajudar em pequenos serviços por volta dos 5 anos.
No inicio do século XX, o desenvolvimento industrial mudou a vida nas cidades. Várias fábricas empregavam a mão-de-obra de crianças. Em 1917, a imprensa denunciava:
Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 pequenos, às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Essas crianças, entrando àquela hora, saem às 6 horas. Trabalham 11 horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos à meia-noite.
DIMENSTEIN, Gilberto. Quebra-cabeça Brasil
Brasil tem 2 milhões de crianças e adolescentes exploradas no trabalho infantil
25/08/2010
No Brasil, 2 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos, são utilizadas como mão de obra no trabalho infantil. A maior concentração ocorre no campo e no trabalho doméstico.
Nos últimos anos 3 milhões de crianças foram retiradas do trabalho infantil, mas ainda existem milhares nessa triste condição.
Os textos Na história do Brasil, exclusão e sofrimento e Brasil tem 2 milhões de crianças e adolescentes exploradas no trabalho infantil, abordam o mesmo tema em épocas diferentes.
Após ler atentamente cada um deles o que podemos afirmar sobre o trabalho infantil?
- História | 2.3 Segundo Reinado
(FUVEST 2012 1ª FASE) Examine a seguinte tabela:
Ano
Nº de escravos que entraram no Brasil
1845
19.453
1846
50.325
1847
56.172
1848
60.000
Dados extraídos de Emília Viotti da Costa. Da senzala à colônia. São Paulo: Unesp, 1998.
A tabela apresenta dados que podem ser explicados