Em três das alternativas a seguir as pessoas responsabilizam o meio pelos problemas. Colocando a responsabilidade fora de si mesmo. Em apenas uma delas a responsabilidade é assumida pelo envolvido, identifique-a.
Questões relacionadas
- História | 6.15 Descolonização
(UEPB) Foi a partir de 1945, com o fim da 2ª Guerra Mundial, que o processo de descolonização na Ásia e na África ganhou força. Até o início da década de 70 do século XX, cerca de 40 países reafirmaram suas independências, se opondo à dominação efetivada pelas potências capitalistas do mundo ocidental.
Assinale a alternativa que possui três fatores que influenciaram na descolonização afro-asiática.
- Física
Um recipiente contém dois líquidos homogêneos e imiscíveis, A e B, com densidades respectivas da e db Uma esfera sólida, maciça e homogênea, de massa m= 5kg permanece em equilíbrio sob ação de uma mola de constante elástica k=800N/m com metade de seu volume imerso em cada um dos líquidos, respectivamente, conforme a figura. Sendo da=4db e dB=6d e em que d é a densidade da esfera, pode-se afirmar que a deformação da mola é de
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UEFS) Uma fonte realiza um movimento harmônico simples descrito pela equação y = cos π t, no SI, provocando vibrações que se propagam através de um meio elástico, com velocidade de 5,0 m/s. Nessas condições, é correto afirmar que o perfil da onda, no instante t = 5,0s, está representado na figura
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
(UFPR) De acordo com Tales de Mileto, a água é origem e matriz de todas as coisas. Essa maneira de reduzir a multiplicidade das coisas a um único elemento foi considerada uma das primeiras expressões da Filosofia, porque:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
S.O.S Português
Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso.
S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, nº- 231, abr. 2010 (fragmento adaptado).
O assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se marcas linguísticas próprias do uso: