Determine o para ordenado (x,y) que é solução do sistema
Questões relacionadas
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Leia o gráfico para responder à questão.
Variação na espessura da concha de caracóis ao longo de períodos geológicos.
A constatação da variação ocorrida na espessura das conchas desses caracóis foi possível pela análise
- Ciências - Fundamental | 01. Energia e suas transformações
Algumas crianças brincavam de observar as plantas de um clube e fazer experimentos com elas. Uma delas resolveu passar azeite em algumas folhas de uma planta. Depois de alguns dias, as crianças voltaram ao clube e foram observar como estavam as folhas untadas de azeite. Que surpresa! A planta estava toda verdinha, mas as folhas untadas com azeite estavam amareladas.
A explicação para esse fato é que as folhas untadas com azeite deixaram de absorver:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UEPB)
“No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra,
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Juriti não suspira, inhambu seu canto encerra.
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Acauã, bem no alto do pau-ferro, canta forte,
Como que reclamando sua falta de sorte.
Asa branca. sedenta, vai chegando na bebida.
Não tem água a lagoa, já está ressequida.
E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste.
Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste”.(Música Aquarela Nordestina – Rosil Cavalcanti e Maria das Neves Coura Cavalcanti)
Agora analise as afirmativas seguintes, que interpretam a música Aquarela Nordestina à luz dos conhecimentos atuais da Biologia sobre a caatinga.
I. O verso 2 faz referência à diversidade de relevo das terras nordestinas, onde encontramos: planícies, como a Litorânea e do Complexo do Campo Maior, onde ocorrem inundações periódicas; chapadas, como os Complexos do Ibiapaba-Araripe e da Chapada Diamantina; as depressões, Sertaneja Setentrional – área mais secada caatinga – e Sertaneja Meridional – maior regularidade de chuvas; e o planalto da Borborema, além das Dunas do São Francisco e o Rato da Catarina.
II. Nos versos 3, 5 e 7 são citados juriti, inhambu, acauã e asa branca, todos representantes das aves, animais que apresentam características como: corpo recoberto por penas, membros anteriores transformados em asas, endotermia, ossos pneumáticos e sacos aéreos, fecundação interna e oviparidade.
III. O Pau-ferro, Caesalpinea Ferrea Mart., é uma árvore da família Fabaceae; é uma leguminosa, logo forma frutos do tipo vagem. Neste grupo encontramos ainda feijão, ervilha, soja, amendoim e pata-de-vaca.
IV. O verso 5 apresenta uma incorreção, pois na natureza, a Acauã, ave endêmica da caatinga, não é encontrada na copa do Pau-ferro, árvore endêmica da Mata Atlântica.
V. O verso 9 trata da diversidade de paisagens da caatinga, que se devem à pluviometria, fertilidade, tipo dc solo e relevo. O brejo corresponde a regiões serranas e mais úmidas, o sertão apresenta vegetação mais rústica, cariri apresenta vegetação menos rústica e agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica.
Estão corretas as proposições:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto.
Los buenos modales y los saludos
Saludar. un gesto de atención y cortesía Desde el punto de vista social, el acto de saludar es casi tan importante como respirar. [...] El saludo revela muchos detalles sobre el carácter [...] de una persona. [...] Es bueno saludar a un vecino, a un compañero de trabajo, a una persona que le han presentado recientemente, etc. [...] ¿Cuál es la mejor forma de saludar? Acompañar el gesto con una sonrisa, con una cara bien agradable. No se debe mirar hacia abajo, hay que mirar a los ojos de la persona a la que se saluda.
Los buenos modales y los saludos.
Disponible en: <http://buenos-modales.com/uncategorized/los-buenos-modales-y-los-saludos/>.
Acceso el 12 de octubre de 2016.
¿En qué frase hay una forma del verbo “ser” en presente de indicativo?
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2014 3ª APLICAÇÃO) "Um programa de inclusão digital com foco na redução de preços favorece mais a indústria do que os usuários. Dizer que preços baixos podem ajudar na resolução do problema é como afirmar que um indivíduo estará alfabetizado quando ganhar uma caneta. Será que uma questão tão abrangente pode ser resolvida com micros mais baratos?" No Brasil há cinco meses, onde trabalha como professor visitante da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Roberto Aparici defende a inclusão com foco na alfabetização digital — só assim, as pessoas saberão como tirar o melhor proveito da tecnologia. "A informática, por si só, não transforma vidas. É necessário que as pessoas vejam a internet como uma ferramenta que melhore seu trabalho, sua vida pessoal. Para isso, elas precisam ser ensinadas com uma metodologia que inclua processos mais complexos do que o uso do teclado e do mouse", diz.
CARPANEZ, J. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 2 dez. 2012 (fragmento).
A leitura do texto evidencia que, para convencer o leitor a respeito das idéias apresentadas sobre a inclusão digital, o autor