Texto base: Observe o texto a seguir: (ANGELI. Ozzy. Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 11)
Enunciado:
Na tirinha de Angeli, é descrito, passo a passo, como desenhar o Ozzy em sete lições. Analise as informações numeradas e identifique que tipo de texto é utilizado nesses sete itens.
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UNIFESP) In developing countries there are high levels of what is known as “food loss”, which is unintentional wastage, often due to poor equipment, transportation and infrastructure. In wealthy countries, there are low levels of unintentional losses but high levels of “food waste”, which involves food being thrown away by consumers because they have purchased too much, or by retailers who reject food because of exacting aesthetic standards.
(www.theguardian.com)
No trecho “who reject food because of exacting aesthetic standards”, os termos em destaque podem ser substituídos, sem alteração de sentido, por:
- História | 3.3 Populista
(ESPM) A imagem a seguir representou um momento histórico para o Brasil e, do ponto de vista do desenvolvimento energético brasileiro, está vinculada à (ao):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 09. Sílabas
Texto base:
Na Carta da Terra existem princípios que precisamos assumir para a construção de uma sociedade mais justa, que proteja o meio ambiente e se esforce para buscar a paz. Leia um desses princípios para responder às questões: Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais e pessoas vivem (mesmo que lhe pareça estranho ou diferente). Peça que todos tenham proteção. Lute contra a matança indiscriminada de animais. Cuide das plantas. Carta da Terra para Crianças.
Disponível em: <www.ecodesenvolvimento.org/espaco-carta--da-terra/carta-da-terra-para-criancas/>. Acesso em: 12 jul. 2018.
a) Circule os verbos que aparecem no parágrafo acima.
b) Explique a primeira frase do parágrafo.
c) Retire do texto duas palavras para completar cada coluna, de acordo com a classificação silábica delas.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
(FUVEST 2016 1° FASE) Das propostas de substituição para os trechos sublinhados nas seguintes frases do texto, a única que faz, de maneira adequada, a correção de um erro gramatical presente no discurso do narrador é:
- Física | 3.2 Dilatação
(BAHIANA)
A figura representa um termômetro de mercúrio que consiste, basicamente, em um tubo capilar de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo, contendo mercúrio. Com base nos conhecimentos de Física, é correto afirmar: