Observe a iluminura abaixo:
As cruzadas foram conflitos que resultaram na morte de inúmeras pessoas. A iluminura mostra Pedro, o Eremita: um monge francês que guiou peregrinos em direção à Terra Santa, na chamada Cruzada Popular ou Cruzada do Mendigos. Dentre os motivos religiosos que motivavam os peregrinos a seguirem Pedro estavam
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UEL) Leia o texto e observe as figuras a seguir.
O esquema clássico de hierarquia urbana teve origem no final do século XIX e se estendeu até meados da década de 1970. Porém, essa concepção tradicional de hierarquia urbana não explica as relações travadas entre as cidades no interior da rede urbana. Dessa forma, uma nova hierarquia urbana foi elaborada, aproximando-se da realidade de uma rede urbana.
Adaptado de: MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia para o Ensino Médio: geografia geral e do Brasil. V.único. São Paulo: Scipione, 2002, p.101-102.
A figura a seguir mostra as relações entre as cidades em uma rede urbana.
Com base no texto, associe os elementos da figura com as descrições apresentadas a seguir.
A. As relações seguem uma hierarquia crescente sob a influência de certos centros urbanos.
B. Em função dos avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações, rompe-se com a hierarquia rígida.
C. A cidade local pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, pois a hierarquia é rompida.
D. As relações das cidades são diretas com a metrópole nacional, sem a intermediação de cidade de porte médio.
E. A hierarquia é destacada a partir da submissão das cidades menores às grandes cidades.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
- Matemática
(ENEM 2017 LIBRAS)
A base de cálculo do imposto de renda é a parte dos rendimentos recebidos pelo contribuinte sobre a qual incide o imposto. Ela é obtida após serem descontadas, dos rendimentos, as deduções legais.
No ano de 2008, se a base de cálculo de um contribuinte teve um valor de até R$ 16.473,72 o contribuinte foi isento do imposto de renda. Se a base de cálculo ficou entre R$ 16.473,72 e R$ 32.919,00 o imposto devido foi de 15% sobre o que excedeu R$ 16.473,72 . Por fim, se a base de cálculo ultrapassou 32.919,00 o imposto devido é dado pela soma de R$ 2466,79 (correspondendo a 15% da diferença (32.919 - 16.473,72) mais 27,5% do que excedeu R$ 32.919,00.
O gerente de um escritório de contabilidade pediu a um estagiário que identificasse o gráfico que descrevia o valor imposto devido, para o ano de 2008, como função da base de cálculo, apresentando-lhe cinco gráficos, sem qualquer outra informação ou valores numéricos.Admitindo que um desses gráficos corresponda ao pedido do gerente, qual é esse gráfico?
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UEFS) O ácido clórico, HClO3(aq), é um ácido forte utilizado como oxidante energético. Sobre esse ácido, é correto afirmar:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UERJ) Diversos compostos formados por metais alcalinos e halogênios têm grande importância fi siológica para os seres vivos. A partir do fluido extracelular de animais, vários desses compostos podem ser preparados. Dentre eles, um é obtido em maior quantidade e outro, apesar de sua importância para a síntese de hormônios, é obtido em quantidades mínimas.
Esses dois compostos estão indicados, respectivamente, em:
- Arte - Fundamental | 02.2. Diferentes câmeras
Fotografia em perspectiva
Materiais
- Computadores e projetor para apresentar exemplos e para a apresentação final
- Câmeras fotográficas e/ou de celulares
- Miniaturas variadas, como bonecos e similares
Atividade
- Divida a sala em grupos de, no mínimo, 5 pessoas;
- Apresente para a turma os exemplos de fotografia sugeridos ou similares;
- Os grupos deverão fazer diversas experiências fotográficas e selecionar 3 fotos para a exposição final.
Imagens sugeridas
- Figura 7- Imagem disponível em: <http://casaldemochilao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/0foto-perspectiva-salar-de-uyuni1.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 8 - Imagem disponível em: <https://img3.ibxk.com.br/materias/12400/50650.jpg?w=700.> Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 9- Imagem disponível em: http://static.tudointeressante.com.br/uploads/2014/04/perspectiva-1.jpg. Acesso em 20 fev. 2017.
- Figura 10 - Imagem disponível em: <http://fotodicasbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/08/PerspectivaPosi%C3%A7%C3%A3o.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 11- Imagem disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-q0Ye1EoPipM/UHLgz2-yrPI/AAAAAAAA5i8/F39qxlbFX84/s1600/great-forced-perspective-photography02.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 12- Imagem disponível em: http://www.maxdesign.com.br/transmissaoaovivopelainternet/wp-content/uploads/2016/09/perspectiva-de-fotografias-e-angulos.jpg. Acesso em 20 fev. 2017.
- Figura 13 - Imagem disponível em: <https://www.epochtimes.com.br/wp-content/uploads/2014/03/cr-foto_perspectiva_correta-900.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
Ao término dos trabalhos, cada grupo deverá apresentar as fotos fazendo uma autoavaliação da experiência e dos resultados. Se houver possibilidade de impressão, organizem uma exposição na escola, utilizando papel cartão preto para fazer a moldura das imagens.