Observe a iluminura abaixo:
As cruzadas foram conflitos que resultaram na morte de inúmeras pessoas. A iluminura mostra Pedro, o Eremita: um monge francês que guiou peregrinos em direção à Terra Santa, na chamada Cruzada Popular ou Cruzada do Mendigos. Dentre os motivos religiosos que motivavam os peregrinos a seguirem Pedro estavam
Questões relacionadas
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UNIMONTES) Algumas substâncias podem ser utilizadas, em regiões muito frias, para evitar o congelamento da água de radiadores de carros. Umas dessas substâncias e o propileno-glicol, de densidade igual a 1,063 g . cm-3 e massa molar 76 g. O propileno-glicol e representado pela estrutura a seguir:
Suponha que seja preparada uma solução anticongelante, contendo 60 cm3 de propileno-glicol e 60 g de água, cuja constante ebulioscópica (kc) seja igual a 1,86°C. A temperatura de congelamento da mistura, em graus Celsius, será de, aproximadamente:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(ENEM 2015 2ª APLICAÇÃO) Num sistema de freio convencional, as rodas do carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem. O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale µe=1,0 e o coeficiente de atrito cinético para o mesmo par de materiais é µc=0,75. Dois carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem; já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de atrito efetiva é a cinética. Considere g = 10 m/s².
As distâncias, medidas a partir do ponto em que iniciam a frenagem, que os carros 1 (d1) e 2 (d2) percorrem até parar são, respectivamente,
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(UNESP) É necessário adotar estratégias globais que visem a um aprimoramento técnico-científico, educacional e do desenvolvimento econômico-social, tendo como ponto de convergência os interesses maiores da humanidade, quais sejam, a melhoria geral da qualidade de vida e a recuperação e a preservação da natureza. Nesse sentido, há a necessidade crescente de utilizar os resíduos sólidos, líquidos e gasosos como recursos que devem ser reaproveitados.
(Jurandyr L. S. Ross. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)
De acordo com o texto, uma razão para o reaproveitamento dos resíduos seria
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Roda de capoeira é mais novo Patrimônio Cultural da Humanidade 26/11/2014
A 9.ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, em Paris, a Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecido internacionalmente, como Patrimônio Cultural da Humanidade [...]
Originada no século XVII, em pleno período escravista, desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de praticada em mais de 160 países, em todos os continentes.
Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18713&sigla=
Noticia&retorno=detalheNoticia>. Acesso em: 09 jan. 2015.
O registro da Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade é uma ação importante no sentido de
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
As Zonas Econômicas Especiais da China constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 70 junto ao litoral oriental da China.
Fonte: http://geoodomundo.blogspot.com/2011/06/nova-china.html Acesso em: 3/07/2011
Com base nas informações do texto e do mapa CITE as bases de formação e consolidação das ZEE.