Texto base: Lee el fragmento del texto. “África quiere aprender español, cuando escribo esto rondan en mi cabeza aquellos jóvenes que conozco provenientes de alguno de esos países y que han llegado a España,…”
Enunciado:
En el fragmento el término destacado tiene el mismo sentido de
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
(UFPA) Aristóteles propunha dois critérios para diferenciar senhores e escravos:
O primeiro critério é de ordem política: o homem é, por natureza, um animal político, um ser cívico; por conseguinte, só o homem livre é totalmente homem porque só ele está apto para a vida política. O senhor coincide com o cidadão. Pelo contrário, o escravo é, por natureza, incapaz de deliberar, participa da razão sem a possuir.
O segundo critério articula-se com o primeiro. Certos trabalhos que implicam apenas o uso da força são, por essência, servis e são esses os que se adéquam aos indivíduos que foram definidos como escravos pela sua incapacidade de raciocinar.
(Aristóteles, Política).
Baseado nos critérios de Aristóteles é correto afirmar:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(IFSUL) Em 1962, o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina foi concedido aos cientistas Francis Crick, Maurice Wilkins (britânicos) e James Watson (norte-americano) por suas pesquisas que determinaram a estrutura molecular do DNA.
Sobre o DNA, são feitas as seguintes afirmativas:I. Possui estrutura em dupla hélice, encontrada no núcleo celular, e sua importância reside no fato de que ele carrega os genes.
II. No emparelhamento das fitas de DNA; se em uma fita tivermos a sequência de bases AATTTCG, na outra teremos TTAAAGC.
III. É formado por uma pentose denominada desoxiribose e pelas bases nitrogenadas adenina, timina, citosina, guanina e uracila.
IV. Em alguns vírus, são encontrados ácidos nucleicos do tipo DNA espalhados no citoplasma viral.Estão corretas apenas as afirmativas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
LUXO EMBAIXO D’ÁGUA
Os submarinos particulares são o novo brinquedo de quem gosta de navegar
Disponível em < http://veja.abril.com.br/120907/p_108.shtml> Acesso em 01/12/2010
COMPARE os dois submarinos mostrados e responda:
a) Qual é o maior submarino?
b) A diferença entre a profundidade que eles podem alcançar é maior ou menor do que 300 metros?
c) Qual deles pode ficar menos tempo submerso?
- História | 6.12 Nazifascismo
TEXTO I
A Segunda Lei de Nuremberg ou Lei de Proteção do Sangue Alemão e da Honra Alemã, proibia o matrimônio entre judeus e não-judeus, e também criminalizava as relações sexuais entre aquelas pessoas. Tais relações eram rotuladas como “poluidoras da raça”.
Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org. Acesso em: 5 out. 2020. VOT 2020.
TEXTO II
As leis de Jim Crow eram uma coleção de estatutos estaduais e locais que legalizavam a segregação racial no sul dos Estados Unidos. Com ela, os povos afro-americanos não poderiam votar, estudar ou até mesmo estar diante de oportunidades igualitárias. Quem desobedecesse era frequentemente levado a prisão, multado, sentenciado, podendo até serem mortos.
Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br. Acesso em: 5 out. 2020. VOT 2020.
Quando Hitler lançou as Leis de Nuremberg e a comunidade internacional o criticou, o chanceler alemão se defendeu dando como exemplo as Leis Jim Crow que existiam nos Estados Unidos desde o final do século XIX. O líder nazista, desta forma procurou
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UESB) É provável que você nunca tenha ouvido falar de proclorococos. Esses micro-organismos de nome complicado estão presentes no seu cotidiano de modo simples, insuspeito e crucial. “Eles produzem o oxigênio de uma em cada cinco lufadas de ar que você respira”. [...] O consumo “desnecessário” de frutos do mar, causa rupturas em ecossistemas inteiros e na química do oceano (que depende da estabilidade de cadeias alimentares que vão do plâncton às baleias). [...] Quanto ao peixe, é preciso pensar seletivamente: quem obtém essas proteínas? O mercado de luxo de atum, de lagosta, de salmão, de camarão. Vão para as cidades, não para alimentar gente faminta.” [...] Peixes de rio, criados em cativeiro, têm sido comidos na China por mais de mil anos. Peixes herbívoros. Bagres. [...] há muito risco de introdução de espécies invasoras. A tendência hoje não é criar herbívoros, mas carnívoros, o que não faz o menor sentido.” [...] Earle afirma que não estamos pagando o preço real desse consumo: “É preciso calcular quantas plantas fazem um peixe que alimenta o salmão. Quando você fala com um criador de salmão, ele diz: ‘Ah, é cinco ou seis para um’.” Para ela, a conta não fecha. [...] estamos começando a entender que não sabemos repor essas coisas: “Você não pode construir um atum depois que ele se acabou. Noventa por cento dos atuns-azuis estão extintos. Se eles se extinguirem, como você os trará de volta? [...] Golfinhos captam a presença do submarino e tentam se “comunicar” com ele, afinando seus sonares na frequência dos instrumentos da engenhoca. (ANGELO, 2011, p. 4).
A preocupação da pesquisadora em relação aos atuns-azuis se justifica porque a espécie representa: