Texto base:
Enunciado:
Lee el refrán a continuación y relaciónalo con la viñeta.
"Haz lo que digo y no lo que hago."
¿Qué relación se puede establecer entre ellos?
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNIFACS) Ao reconstruir genes antigos, cientistas podem recriar proteínas codificadas e observar como elas se comportam, obtendo assim percepções sobre a fisiologia de animais extintos. A hemoglobina dos glóbulos vermelhos de um mamute-lanudo mostrou que a proteína sensível à temperatura passou por adaptações que lhe permitiram executar o trabalho de envio de oxigênio a tecidos do organismo em condições frias enfrentadas pelos animais. Sequenciar fragmentos de genes que codificam a proteína hemoglobina, recriar genes funcionais de hemoglobina de mamute retirando os genes intactos correspondentes em um elefante asiático, e alterar suas sequências para coincidir com as sequências do mamute e, em seguida, inserir os genes modificados em bactérias E. coli para a produção de hemoglobina de mamutes. Finalmente, expor a hemoglobina purificada a um ambiente químico semelhante ao interior de células sanguíneas e observar como a hemoglobina de mamute prontamente libera oxigênio em várias temperaturas fisiologicamente relevantes. Todos esses procedimentos constituem etapas de uma metodologia necessária para retratar aspectos dos processos fisiológicos dos mamutes analisados nesse estudo.
(CAMPBELL; HOFREITER..., 2012, p. 72-73).
Sobre o processo de síntese de hemoglobina de mamute em células de E. coli, é correto afirmar:
I. Genes modificados sofrem replicação no ambiente celular bacteriano.
II. Sequências nucleotídicas de mamute são transformadas em DNA funcional específico de E. coli.
III. Ribossomos bacterianos traduzem RNAm de hemoglobina de mamute.
IV. Polimerases de E. coli catalisam a transcrição do DNA recriado em moléculas de RNA.
Das afirmativas apresentadas, a alternativa que indica todas as verdadeiras é a:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FCM-MG) Ilustração sobre a formação dos diferentes componentes de uma colmeia.
Os processos biológicos ocorridos em em 1, 2 e 3 são denominados, respectivamente, de:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia a tirinha sobre a família da Mônica.
Que membros da família participam do diálogo apresentado nessa tirinha?
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
Observe o desenho abaixo, que representa um espermatozoide humano. Em seguida, analise as proposições e coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) A estrutura 1 é o acrossomo, estrutura formada pela fusão de vesículas do complexo golgiense e que contém enzimas que irão digerir os envoltórios do ovócito na fecundação.
( ) A estrutura 2 é a peça intermediária e apresenta muitas mitocôndrias, responsáveis pela liberação da energia necessária à movimentação do espermatozoide.
( ) A estrutura 3 é a cauda, originada a partir do centríolo.
( ) A estrutura 4 é o núcleo, que traz em seu interior os cromossomos pareados.
( ) 5 representa a cabeça do espermatozoide, onde encontramos o capuz acrossômico e o núcleo.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
- Geografia | A. Globalização
DAHMER, A. Disponível em: http://malvados.wordpress.com. Acesso em: 11 dez. 2012.
Analisar o processo atual de circulação e de armazenamento de determinados bens culturais diante da transformação decorrente do impacto de novas tecnologias indica que hoje