Sendo S o salário mensal do trabalhador e x o número de horas extras, a fórmula que permite determinar o salário mensal desse trabalhador, desconsiderando as faltas, é
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 2.03 Fusos Horários
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
Os Fusos Horários destacados no mapa são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo.
Baseando nas informações, determine as horas e os dias dos locais retratados no mapa e apresentados na tabela a seguir. Tome como referencia o horário em Londres 20 horas do dia 20/10/2011.
OBS: O horário brasileiro de verão começa oficialmente à meia-noite do dia 16 de outubro, e termina à 0h do dia 26 de fevereiro de 2012.
- Filosofia - Fundamental | 1. Escolas Helenísticas
(UFTM) O rei Filipe II, da Macedônia, conquistou as enfraquecidas cidades gregas. Foi, porém, seu filho Alexandre Magno quem ampliou os domínios e formou o Império Helenístico, cujo legado cultural manifestou-se na
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Texto 2
"Não existe memória sem emoção"
O português Antônio Damásio, de
[115] 65 anos, é considerado um dos
neurocientistas mais respeitados da
atualidade. Damásio modificou a
compreensão que se tem da biologia das
emoções, e de como elas se relacionam
[120] com a memória. Ele concedeu a seguinte
entrevista a VEJA, de sua sala da
Universidade do Sul da Califórnia, em Los
Angeles, onde leciona.
QUAL É O PAPEL DAS EMOÇÕES NO
[125] PROCESSO DE FORMAÇÃO E
ARMAZENAMENTO DA MEMÓRIA? A
emoção modula constantemente a forma
como os dados e os acontecimentos são
guardados na memória. Isso é
[130] especialmente verdadeiro no que diz
respeito à memória para pessoas e para
as características relacionadas a elas.
Afinal de contas, a sociabilidade faz parte
da nossa memória genética, com a qual
[135] nascemos e que é resultado de milhões de
anos de evolução.
COMO AS EMOÇÕES CONTROLAM A
MEMORIZAÇÃO? Grande parte de
nossas decisões é tomada de maneira
[140] mais ou menos automática e inconsciente.
Esse processo é guiado pelo valor que se
dá às diversas experiências do passado.
Por exemplo, se eu conheço uma pessoa
que desperta boas emoções em mim, toda
[145] vez que eu a encontrar vou reviver uma
memória que se divide em dois aspectos:
o cognitivo (saber quem é a pessoa) e o
emocional (é alguém de quem se gosta).
Tais aspectos guiam a forma como
[150] conduzimos a relação com os outros. Não
há memória ou tomadas de decisão
neutras, sem emoção. Hoje já se sabe até
em que regiões do cérebro as emoções
são processadas.
[155] O QUE DIFERENCIA HOMENS DE
ANIMAIS NO QUE SE REFERE À
MEMÓRIA? O que mais distingue a
memória humana é a capacidade de ter
uma autobiografia. Cada um de nós sabe
[160] em grande pormenor e lucidez quando
nascemos, quem são os nossos pais ou os
nossos amigos, quais são as nossas
preferências, o que já fizemos na vida...
Enfim, qual é a nossa história. Um
[165] chimpanzé ou um cão têm isso de forma
limitada. Neles a memória não possui a
mesma riqueza de detalhes e de
abrangência. Essa diferença é amplificada
pela linguagem, que é exclusivamente
[170] humana. A linguagem é também a
capacidade de codificar as memórias não
verbais numa forma verbal. Isso expande
enormemente tudo o que o ser humano é
capaz de memorizar.
[175] DE QUE MANEIRA A MEMÓRIA
INFLUENCIA A CRIATIVIDADE E A
INVENTIVIDADE? A grande força da
criatividade é, evidentemente, a
imaginação. E esta nada mais é que a
[180] manipulação de imagens, que podem ser
visuais, auditivas, táteis ou olfativas. Essa
manipulação depende não só das imagens
que alguém capta em determinado
momento, como daquelas guardadas no
[185] armazém de memórias. A imaginação,
portanto, recupera informações que foram
gravadas nos circuitos nervosos, onde,
com a ajuda da emoção, foram
organizadas de acordo com certas
[190] categorias. Um grande poeta ou inventor é
alguém que consegue usar a emoção para
manipular essas imagens visuais, auditivas
ou olfativas de forma extraordinariamente
rica.
[195] É CURIOSO QUE ALGO CONSIDERADO
TÃO TRANSCENDENTE COMO A ARTE
SEJA FRUTO DE SINAIS ELÉTRICOS E
QUÍMICOS TRANSMITIDOS POR
CÉLULAS NEURAIS. Os neurônios,
[200] organizados em circuitos, comunicam-se
por meio de reações eletroquímicas. O
padrão ou o desenho dos circuitos é o que
permite a construção de todas as
imagens. Isso vale tanto para o que se
[205] passa no mundo exterior — visões ou
sonhos, por exemplo — como para
imagens interiores, produzidas e
transformadas por um estado emocional.
São elas que constituem aquilo que
[210] chamamos de espírito humano.
(VEJA, 13/01/2010.)
Assinale a opção que traduz o pensamento expresso pelo entrevistado no trecho entre as linhas 143 e 148.
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Para que possamos ter diferentes produtos, precisamos de matéria-prima de diferentes tipos.
Use as palavras do box e preencha as lacunas com a matéria-prima necessária para a fabricação dos produtos listados a seguir.
1___________________
Disponível em: http://colorirdesenhos.com/desenhos/393-queijo. Acesso em: 23 abr. 2012.
2_____________________
Disponível em: http://www.osbonilhas.com.br/category/sao-paulo/. Acesso em: 23 abr. 2012.
3_________________
Disponível em: http://louisenojapao.blogspot.com.br/2008/09/ilustraes-para-polcia.html. Acesso em: 23 abr. 2012.
4________________________
Disponível em: http://blogdoluizcaetano.zip.net/bar/. Acesso em: 23 abr. 2012.
5_________________
Disponível em: http://gartic.uol.com.br/rosy/desenho-jogo/1233690223. Acesso em: 23 abr. 2012.
6__________________
Disponível em: http://oficinadamoda.wordpress.com/category/tendencias/. Acesso em: 23 abr. 2012.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbos, frase e oração, sujeito e predicado
Leia a fábula do Moleiro, seu filho e à o burro. A seguir, responda questão.
O MOLEIRO, SEU FILHO E O BURRO
Era uma vez um moleiro que tinha um burro tão velho que decidiu vendê-lo na feira de um povoado próximo. Antes de sair, o homem disse ao filho:
- Vamos levar o burro nos ombros. Assim ele chega descansado e não vai parecer tão velho. Quem sabe nós não alcançamos um preço melhor?
- Acho que é uma boa ideia – respondeu o filho.
Amarraram as patas do burro a um longo cabo de madeira e sobre os ombros o transportaram.
Quando os dois puseram os pés na rua, homens e mulheres começaram a rir da cena que viam.
- Alguém pode me dizer qual dos três é o mais burro? – perguntou um deles aos gritos.
O moleiro, morto de vergonha, desamarrou o burro e fez o filho subir em cima dele.
Os três seguiram seu caminho e logo adiante encontraram alguns comerciantes. O mais velho gritou para o filho do moleiro:
- Desça do burro, garoto. Seu pai que está velho e cansado é que deveria ir montado.
Ao ouvir essas palavras, o menino desceu imediatamente e deu lugar ao pai.
Os três seguiram seu caminho e pouco depois passaram por três mulheres.
- Vejam só que pai folgado! O coitadinho do menino está cansado e suando! – exclamou uma delas.
Então, o moleiro ordenou ao filho que subisse com ele no burro. Em seguida, um grupo de homens que passou por eles disse:
- Que bestas! O burro vai morrer!
Cheios de tantas críticas, o moleiro e o filho desceram do burro e voltaram a caminhar atrás dele. Aí, um jovem gritou:
- Não está certo, eles andando e o burro sem peso nas costas.
- Assim vamos – disse o moleiro. (...)
Fonte: Já sei ler: 20 fábulas de La Fontaine. Barueri, SP: Girassol, 2010. p.90-95.
Qual das frases abaixo está no passado?