FAÇA UM DESENHO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES.
- *UMA ÁRVORE NO MEIO DO QUADRO.
- *DUAS BORBOLETAS AO LADO DA ÁRVORE.
- *UM MACACO EM CIMA DA ÁRVORE.
- *UMA TARTARUGA EMBAIXO DA ÁRVORE.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 06. Sociedade e Meio Ambiente
Complete as frases a seguir com as palavras retiradas do quadro.
poluição diarreia flora fonte cólera hepatite
A água poluída pode também ser uma________________ de transmissão de doenças ao homem, muitas delas de bastante gravidade, como ______________, _________________ e ___________. Além disso, a ___________________ causa graves prejuízos para a__________ e a fauna dos rios e dos lagos, já que muitas espécies desaparecem desses ecossistemas.
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(PUC-SP) Observe atentamente a imagem abaixo. Temos uma placa metálica de fundo preto sobre a qual foram escritas palavras com cores diferentes. Supondo que as cores utilizadas sejam constituídas por pigmentos puros, ao levarmos essa placa para um ambiente absolutamente escuro e a iluminarmos com luz monocromática azul, as únicas palavras e cores resultantes, respectivamente, que serão percebidas por um observador de visão normal, são:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto "Você e a biodiversidade" para responder a questão.
Você e a biodiversidade
Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem. Perceba como a vida está presente em cada elemento. E como todos juntos, com suas diferenças, formam um todo, um sistema interligado em que cada indivíduo exerce um papel importante para manter o equilíbrio geral. Essa variedade de vidas é a biodiversidade, da qual você faz parte.
Agora, imagine
Se todas as árvores fossem derrubadas. Para onde iriam os pássaros? Como se alimentariam ou encontrariam abrigo da chuva? Se os rios e mares estivessem totalmente poluídos. Como os peixes e as outras espécies que vivem na água sobreviveriam? Se as abelhas desaparecessem da Terra. Quantas plantas seriam extintas? Disponível em: http://www.natura.podbr.com/p/biodiversidade/biodiversidade.html. Acesso em 13 jan. 2012.
Enunciado:
Localize no texto e escreva:
(A) As formas verbais que estão no modo imperativo.
(B) As formas verbais que estão flexionada no tempo futuro do pretérito.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
E se cheguei até aqui é porque vou morrer. Já?, horrorizou-se olhando para os lados mas evitando olhar para trás. A vertigem o fez fechar de novo os olhos. Equilibrou-se tentando se agarrar ao banco, Não quero!, gritou. Agora não, meu Deus, espera um pouco, ainda não estou preparado! Calou-se, ouvindo os passos que desciam tranquilamente a escada. Mais tênue que a brisa, um sopro pareceu reavivar a alameda. Agora está nas minhas costas, ele pensou, e sentiu o braço se estender na direção do seu ombro. Sentiu a mão ir baixando numa crispação de quem (familiar e contudo cerimonioso) dá um sinal, Sou eu. O toque manso. Preciso acordar, ordenou se contraindo inteiro, isso é apenas um sonho! Preciso acordar!, acordar. Acordar, ficou repetindo e abriu os olhos. (p. 149)
TELLES, Lygia Fagundes. A mão no ombro. In: TELLES, Lygia Fagundes. Melhores contos de Lygia Fagundes Telles. Seleção de Eduardo Portella. 13. ed. São Paulo: Global, 2015. [Fragmentos. (p. 149)].
Sinais de pontuação são símbolos gráficos usados para organizar a escrita e ajudar na compreensão da mensagem.
No texto, a transgressão do uso formal dos sinais de pontuação contribui para
- Matemática | 10. Estatística
Para conseguir chegar a um número recorde de produção de ovos de Páscoa, as empresas brasileiras começam a se planejar para esse período com um ano de ovos de Páscoa produzidos no Brasil no período de 2005 a 2009.
Revista Veja. São Paulo: Abril, ed. 2107, n° 14, ano 42
De acordo com o gráfico, o biênio que apresentou maior produção acumulada foi