Completa las oraciones con las palabras del recuadro. ¡Ojo! Las palabras pueden ser empleadas más de una vez.
Fenómenos atmosféricos consecuencia causa desastres naturales
- A) La ____________ de los fenómenos atmosféricos extremos son __________como sequías o inundaciones.
B)Los ____________ extremos son la _________de los ____________ como sequías o inundaciones.
C) El cambio climático es la ____________ de que los _____________________sean cada vez más extremos.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Democracia Futebol Clube
O futebol é o desporto mais democrático que existe. Pode ser aprendido com uma bola de trapos. Pode ser jogado de pés descalços, na rua ou onde calha. O futebol não é dividido, como no boxe ou no judô, por quilogramas. Nem têm, necessariamente, vantagem os altos, como no basquetebol, ou os levezinhos, como no hipismo. Os melhores do mundo eram baixos e franzinos – Romário, Maradona, Messi – mas também altos e fortes – Torres, Van Basten, Cristiano Ronaldo. As melhores equipas são de países ricos, como a Alemanha, Inglaterra, França, Itália, mas também de países em desenvolvimento, ou emergentes, como a Argentina e o Brasil. Ou ainda de nações pobres: Camarões, Gana, Colômbia dão ou deram cartas. Os maiores craques são negros (Pelé, Eusébio, Drogba), mas também são loiros – Ronald Koeman, Cruyff, Benckenbauer. Os mais habilidosos são latinos (Del Piero, Figo, Di Stéfano), mas também são árabes, ou de origem árabe (Madjer, Zidane, Benzema) ou nórdicos – Frank de Boer, Ronald de Boer ou Stromberg. O futebol é uma lição de tolerância e de igualdade.
Obs.: Equipa, em Portugal, equivale, no português do Brasil, a equipe.
LUÍS, Filipe. Democracia Futebol Clube. In:VISÃO. n. 1007, Portugal, 21 jun. 2011.
(Fragmento)
Para defender a ideia de que o futebol é o esporte mais democrático que existe, o autor
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST 2016 1° FASE) Um aldeído pode ser transformado em um aminoácido pela sequência de reações:
O aminoácido N-metil-fenilalanina pode ser obtido pela mesma sequência reacional, empregando se, em lugar do cloreto de amônio (NH4Cl), o reagente CH3NH3Cl.
Nessa transformação, o aldeído que deve ser empregado é
- Química | A. Cálculos Químicos
Chumbo no ar de Paris
O fogo destruiu o telhado e o pináculo da construção medieval, contendo 460 toneladas de chumbo (207 g/mol), e vaporizou parte do metal tóxico, que foi carregado pelo vento. Análises recentes indicaram que uma faixa de solo à noroeste da Notre-Dame, a direção tomada pela pluma de fumaça, está contaminada com 430 mg de chumbo por quilograma de solo, 130 mg acima do limite permitido pela legislação francesa.
Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 set. 2020 (adaptado).
Considerando a constante de Avogadro igual a 6 × 1023 mol-1, a análise das informações permite calcular que, na França, o limite de chumbo no solo, em números de átomos por quilograma de solo, é mais próximo de
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
33. Imagínate que te vas de vacaciones a la finca de un amigo. ¡Es un sitio fantástico! Hay caballos, ganado, un río, una cascada, una casa estupenda, además de todo lo bueno que la naturaleza te puede brindar. Como vas a estar pocos días, solamente 3, y no te quieres perder un minuto ahí, escribe una lista con las cosas que harás. Divide las actividades por los días que estarás. Si hace falta, usa un diccionario, y, acuérdate, sé creativo.
1 er día - Viernes
El viernes por la mañana iré...
- História | 2.3 Segundo Reinado
As camadas dirigentes paulistas na segunda metade do século XIX recorriam à história e à figura dos bandeirantes. Para os paulistas, desde o início da colonização, os habitantes de Piratininga (antigo nome de São Paulo) tinham sido responsáveis pela ampliação do território nacional, enriquecendo a metrópole portuguesa com o ouro e expandindo suas possessões. Graças à integração territorial que promoveram, os bandeirantes eram tidos ainda como fundadores da unidade nacional. Representavam a lealdade à província de São Paulo e ao Brasil.
ABUD, K. M. Paulistas, uni.vos! Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 34, 1 jul. 2008 (adaptado).
No período da história nacional analisado, a estratégia descrita tinha como objetivo