Analise a representação da sequência de eventos que ocorrem no aparelho reprodutor feminino humano.
Caso não ocorra o fenômeno indicado pela seta, o destino do ovócito II é ser:
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIT) Um bloco de ferro de 200,0g, cuja densidade é igual a 7,8 g/cm³, está suspenso por um dinamômetro e totalmente submerso em um fluido de massa específica d. Considerando-se que a indicação do dinamômetro é de 1,2N e o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s², é correto afirmar que o valor de d, em g/cm³, é igual a
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIPÊ) Mesmo estando o organismo em repouso, o coração bombeia cerca de uma vez a cada minuto um volume total de sangue que passa pelos pulmões e por todo o corpo, Essa surpreendente dinâmica propicia condições fundamentais à manutenção da vida.
(PURVES, 2005, p. 858)
A figura apresenta o coração humano em corte vertical, expondo, de forma simplificada, sua estrutura e organização interna e as interações com os principais vasos do sistema vascular a ele dinamicamente integrados.
A partir da análise das informações e com base nos conhecimentos referentes à estruturação e fisiologia do sistema circulatório e respiratório, é pertinente reconhecer que:
- Biologia | 10.5 Cordados
(FUVEST 2013 1° FASE) Nos mamíferos, o tamanho do coração é proporcional ao tamanho do corpo e corresponde a aproximadamente 0,6% da massa corporal.
O gráfico abaixo mostra a relação entre a frequência cardíaca e a massa corporal de vários mamíferos.
O quadro abaixo traz uma relação de mamíferos e o resultado da pesagem de indivíduos adultos.
Animal
Massa corporal (g)
Cuíca
30
Sagui
276
Gambá
1 420
Bugio
5 180
Capivara
37 300
Fauna silvestre – Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, SP, 2007.
Considerando esse conjunto de informações, analise as afirmações seguintes:
I. No intervalo de um minuto, a cuíca tem mais batimentos cardíacos do que a capivara.
II. A frequência cardíaca do gambá é maior do que a do bugio e menor do que a do sagui.
III. Animais com coração maior têm frequência cardíaca maior.
Está correto apenas o que se afirma em
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UESB) Na linguagem comum, sexo costuma referir-se ao “atrito sexual” dos mamíferos. Nada poderia estar mais longe da verdade. O sexo é múltiplo, complicado e confuso. Tem uma história imensa e profunda. É possível distinguir pelo menos três tipos distintos de sistemas sexuais. O primeiro a se desenvolver foi o tipo unidirecional de sexualidade bacteriana, que levou à sobrevivência de uma rede ecológica bacteriana global muito bem ajustada. Depois, uma forma sumamente específica de hipersexualidade simbiótica ajudou a formar nossos ancestrais nucleados, os protoctistas. Mais recentemente desenvolveu-se a forma mais conhecida do sexo: o sexo meiótico e por fecundação, que envolve a fusão celular. Tudo isso foram prelúdios necessários ao crescimento de corpos sexuados, como nós mesmos.
(MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 63)
Apesar da existência de três modelos diferentes de sistemas sexuais, existem características associadas à reprodução sexuada que são comuns a todos, uma dessas caraterísticas pode ser considerada como a:
- Física | C. Indução Eletromagnética
(BAHIANA)
Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1931_energia/page4.shtml
O vento é considerado uma das mais promissoras fontes naturais de energia renovável, limpa e que não se esgota. A figura representa um esquema simplificado de uma usina eólica, em que a hélice 1 gira sob ação do vento, que movimenta o eixo, transmitindo a rotação para a caixa de máquina. O transformador 2 eleva a voltagem transmitindo a eletricidade para a rede elétrica. Com base nas informações e nos conhecimentos de Física, é correto afirmar: