Observa los pronósticos del tiempo para Santiago de Chile y resuelve la cuestión. Disponible en: http://www.elmartutino.cl/noticia/sociedad/pronostico-del-tiempo-para-santiago. Acceso el10 nov. 2013
Enunciado:
De acuerdo con el pronóstico,
A) ¿qué día será el más caluroso? ¿Qué temperatura máxima hará?
B) ¿Qué prefieres, calor o frío? ¿Por qué?
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Leia atentamente o texto.
Aos 63 anos, o aposentado Augusto Cesar Lago Machado sofre de neuropatia crônica e problemas cardíacos... “Fui um contaminado por chumbo”, disse hoje (26) Augusto Cesar, depois de relatar seu caso à Comissão de Direitos Humanos.
[...]
A multinacional francesa Peñarroya trabalhou na exploração de chumbo em Santo Amaro entre 1960 e 1993. O resultado dessa atividade foi a contaminação por chumbo e cádmio de
de sua população, estimada em cerca de 60 mil habitantes.
[...]
Depois de décadas de produção, a Peñarroya encerrou suas atividades em 1993, deixando para trás cerca de 500 mil toneladas de resíduo industrial sólido, chamado de escória. Esse material, com
a
de chumbo, foi doado à população e usado para pavimentar ruas, escolas e quintais. Com isso, além dos trabalhadores da fábrica, grande parte da população foi exposta ao material tóxico.
Disponível em:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-05-26/senadopropoe- pac-da-vida-para-socorrer-contaminados-por-chumbona- bahia. Acesso em: 26 de maio de 2011.
O chumbo, ao reagir com certos compostos orgânicos, forma o chumbo tetraetila, que não é biodegradável e pode ser absorvido por plantas da região. Desse modo, esse composto de chumbo, prejudicial à saúde humana, ingressa na cadeia alimentar.
Considerando a contaminação do rio Subaé pelo chumbo tetraetila, encontraremos grandes concentrações desse composto:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia este texto para responder à questão. Internet e a vida digital Fugir da realidade de um mundo conectado é quase impossível. Constantemente dividimos nossa atenção entre a televisão e o celular, conversamos em chamadas de vídeo com quem está a quilômetros de distância, ou até mesmo evitamos as filas do mercado ao fazer compras no sofá de casa. E boa parte dessas ações são feitas diante de um aparelho celular. O minidispositivo que é capaz de realizar milhares de procedimentos superou o computador, e hoje é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Isso é o que revelou uma pesquisa nacional sobre hábitos de utilização da internet no país, divulgada em 2016 pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pelo Instituto Ipsos. Ao viver nesse mundo interligado, tanto em computadores quanto em celulares ou outros dispositivos digitais, acabamos nos esquecendo de que nem todos possuem a mesma facilidade para acessar a tecnologia. Atualmente, cerca de 70,5 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, seja a de banda larga, a fixa ou a móvel. Esse dado, apurado em pesquisa encomendada pela Internet.Org à revista The Economist, coloca o Brasil na décima posição entre os países com mais pessoas desconectadas. E é nesse cenário que o Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDISC) atua no Estado, com projetos que têm como desígnio aumentar o acesso de crianças e jovens à informática básica e também à linguagem da programação, contribuindo para o empoderamento digital. O Espaço Cidadão, por exemplo, é a iniciativa mais antiga da organização. Ela surgiu juntamente com a fundação do Comitê no Estado de Santa Catarina, em 2001. O objetivo do projeto é introduzir crianças e jovens no mundo digital, tanto em relação à internet quanto a programas específicos, além de ensinar o básico da linguagem da programação. Já o projeto Aprendendo a Programar aprofunda o ensino dessa linguagem na área de games. Com esses conhecimentos, os alunos desenvolvem um jogo para web e para mobile e aumentam as chances de entrada no mercado de trabalho. Assim, é por meio dessas e outras iniciativas que se tem buscado diminuir a disparidade entre o número de pessoas que têm acesso à internet e as possibilidades que essa tecnologia pode oferecer. BLUM, Heitor. Disponível em: <https://ndonline.com.br/florianopolis/opiniao/artigo/internet-e-a-vida-digital>.
Acesso em: 1º maio 2018. Adaptado. A palavra em destaque no primeiro parágrafo do texto confere à frase em que está inserida um sentido de
Enunciado:
Assim, é por meio dessas e outras iniciativas que se tem buscado diminuir a disparidade entre o número de pessoas que têm acesso à internet e as possibilidades que essa tecnologia pode oferecer.
O conector em destaque tem a função de
opor ideias.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Por que é falso o discurso de que o povo brasileiro não participa da vida política do país?
b) Elabore um cartaz reivindicando alguns direitos dos cidadãos brasileiros na atualidade.
- História | 3.4 Ditadura Militar
[1] Três datas terminadas em 4 devem ser lembradas neste
2014. A primeira é 1954, do suicídio de Getúlio Vargas. A
segunda é 1964, do golpe militar apresentado como Revolução.
[4] A terceira, 1984, das Diretas Já. Na primeira ocorreu um
drama. Na segunda, uma farsa. Na terceira, um épico. Elas
marcaram a história política do país e a de uma geração. Se,
[7] num caso, um presidente se matou e, no outro, matou-se a
democracia, no terceiro, houve um dos mais bonitos
espetáculos cívicos de ressurreição da esperança. Depois de 20
[10] anos de ditadura, o país foi para as ruas e como nunca, antes ou
depois, manifestou-se com vigor, mas em ordem e paz.
Zuenir Ventura. Saudades das Diretas Já. In: O Globo, 29/1/2014 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o próximo item.
O autor do texto utilizou a estratégia de agrupar três fatos de diferentes momentos da história do Brasil, para, de forma implícita, estabelecer que as crises políticas são cíclicas, especialmente as que envolvem a instauração de regime totalitário.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Carnaval de São Paulo em 2010
Com o enredo "Vamos Tirar o Brasil da Gaveta", a Pérola Negra mostrou os "Brasis" que existem dentro do nosso país, como o Brasil do mato (uma homenagem aos indígenas, primeiros habitantes), Brasil dos pampas (povo do Sul), Brasil do cerrado (povo do Centro-Oeste), Brasil no Nordeste (através da ala da baianas) e Brasil cabloco (referência aoscaipiras).
A escola de samba paulista tirou o Brasil da gaveta no sambódromo mostrando os “Brasis”. Justifique a utilização para palavra “Brasis”. Cite um exemplo que comprove sua resposta.