COMPLETE PARA QUE CADA PEÇA DO DOMINÓ TENHA 6 PONTOS. REGISTRE O NÚMERO AO LADO.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 6.01 México
Analise o mapa que apresenta a distribuição industrial do México.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=mexico+industrias&hl=pt-BR&biw=1280&bih=653&tbm=isch&tbnid=559Trfsve-s19M:&imgrefurl=Acesso em: 28 jun. 2012.
As indústrias mexicanas apresentam destaque
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma página do Facebook faz humor com montagens que combinam capas de livros já publicados e memes que circulam nas redes sociais. Uma dessas postagens envolve a obra de Henry Thoreau, para quem a desobediência civil é uma forma de protesto legítima contra leis ou atos governamentais considerados injustos pelo cidadão e que ponham em risco a democracia.
O efeito de humor aqui se deve ao fato de que a montagem
- Arte - Fundamental | 04.3. Arte em formas
MATERIAL
- Fita crepe
- Tesoura
- Lápis de cor - aquarela
- Jornal
- Papel canson formato A4
PROCEDIMENTOS
- Nesta atividade as crianças vão trabalhar com a fita crepe.
- O professor vai relacionar esta atividade com o gosto de Paul Klee pelas cores para fazer
uma arte bem original. Paul Klee dizia que: “pintar bem é simples, basca colocar a cor certa
no lugar certo” e esse vai ser o convite para as crianças: se inspirar nas cores de Paul Klee
para fazer um colorido bem bonito.
- O professor vai forrar as mesas com jornal . Distribuir o material.
- Pedir as crianças para fazer uma teia de fita crepe. Para isso elas devem colar a fita crepe de
forma aleatória no papel , com as fitas se cruzando e formando figuras de triângulo,
quadrados , etc.
- Atenção: a colocação da fita crepe requer um cuidado especial. Antes de colar a fita no papel
é preciso passar a fita na roupa, umas 03 vezes para retirar o excesso de cola.
- Explique para as crianças que é para grudar a fita na roupa 3 vezes e depois colar no papel. Se
não fizer isso, o que acontece é que na hora de tirar a fita, ela rasga o papel.
- Depois que a teia de fita crepe estiver pronta, hora de usar o lápis grafite para desenhar. O
ideal é fazer um desenho de uma forma simples como um vaso. Mas se a criança preferir,
pode simplesmente partir para a pintura dos espaços deixados pela trama, como numa arte
abstrata.
- Agora vem a fase de colorir. É importante explicar que o lápis de cor é aquarelavel e dizer
que o mais importante é que eles devem usar cores fortes para o resultado final ficar bacana.
- Depois disso vem a hora de aquarelar. Instruir as crianças para aquarelar uma cor de cada vez
e lavar o pincel sempre que mudar de cor.
- Tudo pintado? É hora de retirar a fita crepe.
- Tem que esperar o papel secar antes de tirar a fita .Se ela for retirada com o papel molhado,
ele rasga.
Fonte : http://www.tempojunto.com/2014/10/13/oficina-de-artes-para-criancas-aprenda-com-paul-klee/
O MUNDO DAS FORMAS
- Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
Em geral, a trajetória da bola, em um chute, descreve uma parábola. Supondo que a altura H (em metros) na qual a bola se encontra t segundos após o chute seja dada pela fórmula
, resolva cada item, a seguir:
a) Desenhe o gráfico dessa função.
b) Calcule a altura máxima atingida pela bola, bem como o tempo
gasto para atingi-la.
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
As figuras abaixo representam fragmentos da estrutura do DNA, o qual corresponde a moléculas enormes cujas massas moleculares podem variar de 6 × 106 u a 16 × 106 u.
Um dos objetivos de um experimento clássico da biologia é a extração do DNA de células de cebola. Nesse experimento, o material biológico é colocado em um béquer que contém solução aquosa de cloreto de sódio e detergente e, em seguida, é aquecido em banho-maria. Após o resfriamento e a filtração da solução, é adicionado etanol ao líquido obtido e o DNA precipita-se na superfície da solução.
Considerando as informações acima, julgue o item.
No experimento mencionado, o detergente contribui para a ruptura das membranas lipídicas das células.