1. Texto base:
Enunciado:
Vuelve a leer la poesía. A partir de la lectura de la poesía, ¿cómo explicas el título Tiempo sin tiempo? La 2.ª estrofa te puede echar una mano.
Questões relacionadas
- Matemática | 06. Determinantes
(UDESC) Considerando que A é uma matriz quadrada de ordem 3 e inversível, se det(3A) = detr(A²), então det(A) é igual a:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UFPA) O gráfico a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula. ( X = unidade arbitrária de DNA por célula). Sobre esse ciclo vital de uma célula, representado no gráfico, é correto afirmar:
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UNESP) Texto I
É com Descartes que a oposição homem-natureza se tornará mais completa, constituindo-se no centro do pensamento moderno e contemporâneo. O homem, instrumentalizado pelo método científico, pode penetrar os mistérios da natureza e, assim, tornar-se “senhor e possuidor da natureza”.
Carlos W. P. Gonçalves. Os (des)caminhos do meio ambiente, 1989.
Texto II
Quando a gente quis criar uma reserva da biosfera em uma região do Brasil, foi preciso justificar para a Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] por que era importante que o planeta não fosse devorado pela mineração. Para essa instituição, é como se bastasse manter apenas alguns lugares como amostra grátis da Terra.
Ailton Krenak. Ideias para adiar o fim do mundo, 2019.
Ailton Krenak constata os princípios da filosofia cartesiana ao reconhecer que
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
A função linear R(t) = at + b expressa o rendimento R, em milhares de reais, de certa aplicação. O tempo t é contado em meses, R(1) = -1 e R(2) = 1. Nessas condições, o rendimento obtido nessa aplicação, em quatro meses, é:
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
A desregulamentação, que aumenta no mercado de trabalho brasileiro, faz crescer um fenômeno econômico que vem sendo bastante estudado pela Geografia Humana e Econômica. Com esse fenômeno, proliferam as pequenas empresas sem funcionários com vínculo empregatício que prestam serviços. De 2002 a 2008, esse fenômeno cresceu aproximadamente 22% nas regiões metropolitanas do país.
A que fenômeno estamos nos referindo?