Leia essa HQ que conta a história de Cinderela... Bem, na verdade, está um pouquinho diferente e Cinderela aqui é um menino: Chico Cinderelo!
SOUSA, Mauricio de. Mônica: fábulas. São Paulo: Editora Globo, 2003. (Coleção um tema só)
Enunciado:
Por que Chico Bento tinha desistido de ir à quermesse?
Questões relacionadas
- Biologia | 05. Embriologia
As figuras ilustram estágios do desenvolvimento inicial de um anfioxo e de um anfíbio.
A diferença entre os dois processos deve-se
- Ciências - Fundamental | 01. Eu Sou um Ser Vivo
As mãos permitem aos seres humanos sentir a maciez da pele de uma pessoa que nos faz carinho. Com os pés, pode-se sentir a terra molhada e a presença de pedrinhas e pedacinhos de pau no solo. O sentido que está em ação nessas situações é o tato.
Escreva como o tato funciona.
- História | 5.2 Renascimento Cultural
O Renascimento, sob influência da cultura greco-romana, supunha que o ser humano era capaz de um entendimento racional do mundo. Assinale a alternativa correta para as características que marcaram essa influência.
- Inglês - Fundamental | 11. Adverbs Of Frequency (Advérbios de Frequência)
Imagem: https://www.freepik.com/premium-photo/young-girl-riding-horse-shallow-lake_6326283.htm
Mary has a lot of hobbies and interests. She usually gets up early so she can run before work. She doesn't often have time to ski, but she occasionally goes on Saturdays during winter. Mary often rides a horse at a stable near her home. She sometimes goes after work, but she usually goes horseback riding on Sundays. She loves music. She always goes to choir practice on Wednesday evenings and sings at church on Sundays.
Mary doesn't have much extra money, so she rarely goes to concerts in the city. She seldom watches TV because she likes doing things outside. She usually goes to the gym if it's raining. She isn't often alone because she has a lot of friends. She occasionally does some activities alone, but she usually does things with one of her friends. She's a happy woman!
Complete with the correct adverb, according to the text.
“Mary ________ goes to choir practice on Wednesday evenings.”
- Língua Portuguesa | B. Pontuação
(IMED) Adiante seguiu a Justiça
Maria Berenice Dias
Durante séculos, ninguém 1titubeava em responder: família, só tem uma – a 2constituída pelos sagrados laços do matrimônio. Aos noivos era imposta a obrigação de se multiplicarem até a morte, mesmo na tristeza, na pobreza e na doença. Tanto que se falava em débito conjugal.
Esse modelito se manteve, ao menos na 3aparência, 4_____ expensas da integridade física e psíquica das mulheres, que se mantinham dentro de casamentos 5esfacelados, pois assim exigia a sociedade. Tanto que o casamento era indissolúvel. As pessoas até podiam se desquitar6, mas não podiam se casar de novo. Caso encontrassem um par, 7tornavam-se 8concubinos e alvos de punições.
As mudanças foram muitas: vagarosas, mas significativas. As causas9, incontáveis. No entanto, o resultado foi um 10só. O conceito de família mudou, se esgarçou. O casamento perdeu a sacralidade e permanecer dentro dele deixou de ser uma imposição social e uma obrigação legal.
Veio o 11divórcio. Antes, porém, o 12purgatório da separação, que exigia que se identificassem causas, 13punindo-se os culpados. A liberdade total de casar e descasar chegou somente no ano de 2006.
A lei regulamentava exclusivamente o casamento. Punia com o silêncio toda e qualquer modalidade de estruturas familiares que se afastasse do modelo “oficial”.
E foi assumindo a responsabilidade de julgar que os 14juízes começaram a alargar o conceito de família. As mudanças chegaram 15_____ Constituição Federal, que enlaçou no conceito de família, outorgando-lhes especial proteção, outras estruturas de convívio. Além do casamento, trouxe, de forma exemplificativa, a união estável entre um homem e uma mulher e a chamada família parental: um dos pais e seus filhos.
Adiante ainda seguiu a Justiça. Reconheceu que o rol constitucional não é exaustivo, e continuou a reconhecer como família outras estruturas familiares. Assim as famílias anaparentais, constituídas somente pelos filhos, sem a presença dos pais; as famílias parentais, decorrentes do convívio de pessoas com vínculo de parentesco; bem como as famílias homoafetivas, que são as formadas por pessoas do mesmo sexo.
O reconhecimento da homoafetividade como união estável foi levado 16_____ efeito pelo Supremo Tribunal Federal no ano de 2011, em decisão unânime e histórica. Agora esta é a realidade: 17homossexuais casam18, têm filhos19, ou seja20, podem constituir família.
Ativismo judicial? Não, interpretação da Carta Constitucional segundo um punhado de princípios fundamentais. É a Justiça cumprindo o seu papel de fazer justiça, mesmo diante da lacuna legal.
Da inércia, passou o Legislativo21, dominado por autointitulados profetas religiosos22, a reagir.
Não foi outro o intuito do Estatuto da Família, que acaba de ser aprovado pela comissão especial na Câmara dos Deputados (PL 6.583/2013). 23Tentar limitar o conceito de família à união entre um homem e uma mulher, além de 24afrontar todos os princípios fundantes do Estado, impõe um retrocesso social que irá retirar direitos de todos aqueles que não se encaixam neste conceito limitante e limitado.
Mas 25_____ mais. Proceder ao cadastramento das entidades familiares e criar Conselhos da Família é das formas mais perversas de excluir direito à saúde, à assistência psicossocial, à segurança pública, que são asseguradas somente às entidades familiares reconhecidas como tal. Limitar acesso à Defensoria Pública e à tramitação prioritária dos processos à entidade familiar definida na lei, às claras tem caráter punitivo.
O conceito de família mudou. E onde procurar a sua definição atual? Talvez na frase piegas de Saint-Exupéry: na responsabilidade decorrente do afeto.
(Fonte: Zero Hora, Caderno PrOA, 27-09-2015 – Adaptação)
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso de vírgulas no texto.