PEDRO FOI A UMA LOJA PARA COMPRAR UMA TELEVISÃO DE BRINQUEDO. AO CHEGAR LÁ, VEJA A SITUAÇÃO QUE ELE ENCONTROU.
BIGODE, Antonio Jose Lopes. Matemática do cotidiano & suas conexões. p.243.1. Ed. São Paulo: FTD. 2005
QUANTO FICOU FALTANDO PARA ELE COMPRAR A TELEVISÃO DE BRINQUEDO?
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- Física | A. Escalar
(CPS) Para exemplificar uma aplicação do conceito de velocidade média, um professor de Ciências explica aos seus alunos como é medida a velocidade de um veículo quando passa por um radar.Os radares usam a tecnologia dos sensores magnéticos. Geralmente são três sensores instalados no asfalto alguns metros antes do radar. Esse equipamento mede quanto tempo o veículo demora para ir de um sensor ao outro, calculando a partir daí, a velocidade média do veículo.
Considere um veículo trafegando numa pista cuja velocidade máxima permitida seja de 40 km/h (aproximadamente11m/s e a distância média entre os sensores consecutivos seja de 2 metros.
O mínimo intervalo de tempo que o veículo leva para percorrer a distância entre um sensor e outro consecutivo, a fim de não ultrapassar o limite de velocidade é, aproximadamente, de
- Geografia | 6. Econômica
Se, até a década de 1980, o conjunto da agropecuária nordestina permaneceu quase inalterado, a partir de então se vislumbra a ocupação de novas fronteiras pelo agronegócio globalizado, tomando alguns lugares específicos dessa região, que passam a receber vultosos investimentos de algumas importantes empresas do setor, difundindo-se a agricultura científica e o agronegócio. Existe hoje no Nordeste, assim como de resto em todo o país, uma dicotomia entre uma agricultura tradicional e uma agricultura científica, apresentando- se esta em algumas partes bem delimitadas do território nordestino, constituindo verdadeiros pontos luminosos.
(Denise Elias. “Globalização e fragmentação do espaço agrícola do Brasil”. Scripta Nova, agosto de 2006. Adaptado.)
É exemplo de espaço nordestino “luminoso”, incorporado aos circuitos produtivos globalizados do agronegócio, a região produtora de
- Geografia - Fundamental | 02. Cartografia
(UCS) Projeções cartográficas são o conjunto de operações que permitem representar, no plano, através de paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície da Terra. Observe as projeções abaixo.
Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as projeções 1, 2 e 3.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Riscar o chão para sair pulando é uma brincadeira que vem dos tempos do Império Romano. A amarelinha original tinha mais de cem metros e era usada como treinamento militar imitações reduzidas do campo utilizado pelos soldados e acrescentaram numeração nos quadrados que deveriam ser pulados. Hoje as amarelinhas variam nos formatos geométricos e na quantidade de casas. As palavras "céu" e "inferno" podem ser escritas no começo e no final do desenho, que é marcado no chão com giz, tinta ou graveto.
Disponível em: www.biblioteca.ajes.edu.br. Acesso em: 20 maio 2015 (adaptado)
Com base em fatos históricos, o texto retrata o processo de adaptação pelo qual passou um tipo de brincadeira. Nesse sentido, conclui-se que as brincadeiras comportam o(a):
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
(IME) No desenvolvimento de
o valor do termo independente de x é igual a
Considerando que
é um número real, com
o valor de
é: