A PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL
27. Leia o texto e analise a charge a seguir
No Brasil, nos primeiros anos da República, a política local foi dominada por grandes proprietários rurais, que se tornaram verdadeiros chefes ou líderes políticos das cidades ou regiões ondem viviam. Como eram chamados popularmente de “coronéis”, suas ações e medidas ficaram conhecidas como coronelismo. [...] O termo “coronel” surgiu durante as Regências, quando eram oferecidos aos fazendeiros os postos de comando da Guarda Nacional, em que recebiam o título de coronel.
[...]
Em troca de favores, os coronéis exigiam que os eleitores votassem nos candidatos por eles indicados. Quem se negasse podia sofrer a violência dos jagunços ou capangas, grupos armados que trabalhavam para os coronéis. Durante as eleições, cumprindo ordem dos fazendeiros, os jagunços procuravam controlar o voto de cada eleitor. [...] Esse tipo de voto ficou conhecido como voto de cabresto, expressão que significa voto induzido, imposto e que não representa a vontade do eleitor.
Adaptado de: COTRIM, Gilberto. História global, Brasil e
Geral. Volume único. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 520-521.
Marque a alternativa que expressa corretamente o assunto tratado pelo texto:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL - Massa de papel machê - Recipiente para água - Jornal ou plástico - Avental - Palitinhos de picolé - Cordão para bijouteria PROCEDIMENTOS - O professor poderá trabalhar com a massa de papel machê comprada pronta ou podera fazer a massa. ( anexo receita abaixo). - Forrar a mesa das crianças com jornal ou plástico. - Colocar o avental nas crianças. - O professor deverá distribuir um pedaço de papel machê para cada criança. - Deixar as crianças manusearem a massa ,apertando, fazendo bolinhas, rolinhos, etc. - Depois que as crianças já tiverem tido contato com a massa de papel machê , pedir para que cada criança pegue um pedaço de massa , aperte entre as mãos formando uma plaquinha e depois corte com o palitinho formas redondas, quadradas, oval, sem forma, etc. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ - Falar com as crianças que este trabalho vai ser um pingente de colar para elas presentearem uma pessoa querida . Assim elas vão ter uma noção do tamanho que deverão cortar a plaquinha. - Depois de cortadas as plaquinhas, pedir para cada criança molhar o dedinho na água e ir alisando a massa. Não precisa colocar muita água. - Feito isso, o professor vai instruir cada criança a carimbar o dedão na massa, imprimindo assim sua impressão digital na massa de papel machê. Neste momento o professor deverá auxiliar cada aluno. - Fazer um furinho em cima para passar a cordinha do colar. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ -Esperar secar. OBS: Não esquecer de colocar o nome de cada criança atrás do pingente. - Depois de seco o professor deverá cortar um pedaço de aproximadamente 50 cm de cordão e pedir as crianças para enfiarem este cordão no furinho do pingente, transformando este pingente em um colar.
RECEITA DE PAPEL MACHÊ Receita com liquidificador
- Liquidificador com água até a metade do copo
- Um punhado de papel picado (jornal, papel higiênico ou caixa de ovos)
- Cola branca
- Coador
- Água sanitária
- Luvas de borracha
- Máscara
Coloque o papel picado na água contida no liquidificador e bata bem. Em seguida coe, procurando retirar o máximo de água. Repita o processo até juntar o volume de massa necessário ao trabalho que você quer realizar. Acrescente a cola à massa coada e amasse com os dedos , até que a massa fique bem homogênea. Ela estará pronta quando desgrudar das mãos e ao mesmo tempo ter liga suficiente para ser modelada. O papel machê é um material orgânico e pode se decompor enquanto não seca, sofrendo a ação de mofo, bolor e cheiro desagradável. Para evitar, adicione duas colheres de sopa de água sanitária à massa pronta. A partir daqui, use luvas de borracha e máscara. Receita sem liquidificador Ingredientes
- 2 rolos de papel higiênico
- Água quente
- Bacia ou balde
- Peneira (opcional)
- 1/2kg de cola branca
- 1 tampinha de Lysoform
Pique todo o papel higiênico, coloque num recipiente e derrame a água morna. Deixe-o de molho por 12 horas; em seguida, esprema bem o papel, ou use uma peneira para retirar a água. Esfarele a massa, misture a cola branca até desgrudar das mãos, adicione o Lysoform, misture bem novamente e comece a modelar. Fonte: http://www.fazfacil.com.br/artesanato/receitas-fazer-papel-mache/
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia os textos I e II e resolva as questões
TEXTO I
CRIANÇAS SÃO INTERNADAS POR VÍCIO EM CELULAR NA ESPANHA
Na Espanha, duas crianças foram internadas em uma instituição para tratamento de problemas mentais por, aparentemente, estarem viciadas no uso do telefone celular.
Segundo a imprensa espanhola, as crianças têm 12 e 13 anos de idade e foram enviadas para a clínica por seus pais. Eles afirmam que elas não conseguiam participar de atividades normais sem seus telefones celulares. Além disso, as duas crianças apresentavam desempenho ruim na escola, ficavam o dia todo no celular e mentiam para os familiares para conseguir dinheiro, que era gasto com os celulares.
A médica Maite Utges, diretora do Centro de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes de Lérida, perto de Barcelona, afirmou que esta é a primeira vez que a clínica trata crianças dependentes de telefone celular.
"As duas mostravam um comportamento perturbado e isso era notado nos problemas na escola. As crianças tinham graves dificuldades para levar uma vida normal", disse a médica a jornais espanhóis.
O médico especialista em vícios, José Martínez-Raga, afirmou que as crianças viciadas em celular, assim como os que fazem uso excessivo de videogames, ficam irritadas com frequência, desenvolvem um comportamento anti-social e vão mal na escola.
O médico afirmou que casos como esse podem ser "a ponta do iceberg", e que o vício em telefone celular "pode, definitivamente, se transformar em um perigo no futuro".
Utges, recomendou que os pais não permitam que seus filhos tenham telefones celulares até completarem 16 anos.
Crianças são internadas por vício em celular na Espanha. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u412099.shtml Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
O texto I é uma notícia que aborda o vício em usar celular e o texto II aborda o consumo desse eletroeletrônico. Explicite a crítica presente no texto II e relacione-a ao texto I
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Los niños de nuestro olvido
Escribo sobre un destino que apenas puedo tocar en tanto un niño se inventa con pegamento un hogar
Mientras busco las palabras para hacer esta canción un niño esquiva las balas que buscan su corazón
Acurrucado en mi calle duerme un niño y la piedad arma lejos un pesebre y juega a la navidad
Arma lejos un pesebre y juega a la navidad y juega a la navidad y juega, y juega, y juega...
La niñez de nuestro olvido pide limosna en un bar y lava tu parabrisas por un peso, por un pan
Si las flores del futuro crecen con tanto dolor seguramente mañana será un mañana sin sol
SOSA, M. In: Corazón libre. Argentina: E.D.G.E., 2004 (fragmento).
No texto, a expressão “un mañana sin sol ” é usada para concluir uma crítica ao(à)
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UNEB) A Grande Fonte Prismática descarrega uma média de 2548 litros de água por minuto, é a maior de Yellowstone, com 90 metros de largura e 50 metros de profundidade, e funciona como muitos dos recursos hidrotermais do parque. A água subterrânea profunda é aquecida pelo magma e sobe à superfície sem ter depósitos minerais como obstáculos. À medida que atinge o topo, a água se resfria e afunda, sendo substituída por água mais quente vinda do fundo, em um ciclo continuo. A água quente também dissolve parte da sílica, SiO2 (s), presente nos riolitos, rochas ígneas vulcânicas, sobre o solo, criando uma solução que forma um depósito rochoso sedimentar e silicoso na área ao redor da fonte. Os pigmentos iridescentes são causados por micróbios — cianobactérias — que se desenvolvem nessas águas quentes. Movendo-se da extremidade mais fria da fonte ao longo do gradiente de temperatura, a cianobactéria Calothrix vive em temperaturas não inferiores a 30° C, também pode viver fora da água e produz o pigmento marrom, que emoldura a fonte. A o Phormidium, por outro lado, vive entre 45° C e 60° C e cria o pigmento laranja, ao passo que Synechococcus suporta temperaturas de até 72° C e é verde-amarelo.
(A GRANDE... 2013. p. 62-63).
Considerando-se as informações do texto sobre A Grande Fonte Prismática de Yellowstone, a terceira maior fonte de água hidrotermal do planeta, é correto afirmar:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O ᵦ- caroteno é um corante antioxidante presente em diversos vegetais amarelos ou laranja, como a cenoura, por exemplo. Em nosso organismo, o ᵦ- caroteno é um importante precursor do retinal e do retinol (vitamina A), substâncias envolvidas no metabolismo da visão.
Sobre as reações envolvidas no metabolismo do retinol foram feitas as seguintes afirmações:
I. ᵦ- caroteno, retinal e retinol são classificados, respectivamente, como hidrocarboneto, aldeído e álcool.
II. O retinol sofre oxidação ao ser transformado em retinal.
III. Retinal é um isômero de função do retinol.
IV. O retinal é reduzido ao se transformar em ácido retinoico.
Estão corretas APENAS as afirmações: