A saída da Rússia da guerra e a entrada dos Estados Unidos no conflito alteraram a correlação de forças entre a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. Que motivo levou o governo russo a sair da guerra ?
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Certo município brasileiro cobra a conta de água de seus habitantes de acordo com o gráfico. O valor a ser pago depende do consumo mensal em m3.
Se um morador pagar uma conta de R$ 19,00, isso significa que ele consumiu
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Para resolver as questões 39 e 40, analise a imagem a seguir da coroação de Henrique IV, em 1399.
Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos913/metamorfose-dinastia-avis/metamorfose-dinastia-avis2.shtml>. Acesso em: 21 set. 2012.
Para manter seu poder, um rei absolutista deveria controlar a nobreza, a burguesia e a Igreja. Explique por que o apoio da Igreja era importante e de que maneira os reis o conquistavam.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO
49. Texto base: Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe. BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral
da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
Enunciado:
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
- História | 5.4 Absolutismo
(PUC-SP) (...) O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor, e deve obedecer-se-lhe sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a sedição.
(Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704), Política tirada da Sagrada Escritura. apud Gustavo de Freitas, 900 textos e documentos de História)
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
- Geografia | 3.6 Hidrografia
Lá embaixo está o Açude Itans, com seu formigueiro a cavar a terra. É mesmo impressionante o esforço daquele formigar de homens ao sol, lavados em suor, que não param, em longas filas pacientes acompanhando centenas de burricos que sobem e descem, numa ciranda comovente e silenciosa, cada burrico com duas caixas de terra no lombo. É o labor organizado para a salvação da terra e do homem. Depois do semideserto que tanto nos acabrunhou o espírito por falta de chuvas, o esforço destes milhares de sertanejos, todos vestidos de brim mescla e calçando alpercatas, no combate consciente à esterilidade da natureza, com as famílias alojadas em pequeninas casas de taipa e telha — embrião de futura cidade — impressionava-nos profundamente.
VALLE, F. M. História do Açude Itans, município de Caicó (RN). Brasília, 1994 (adaptado).
Na construção do empreendimento descrito, destaca-se a presença de