Explique o significado das seguintes palavras ou expressões associadas ao regime militar brasileiro (1964 – 1985):
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- História | 2.1 Primeiro Reinado
(UNISC) Na História do Rio Grande do Sul, encontramos diferentes exemplos de disputas entre portugueses e espanhóis, entre grupos políticos regionais, e de conflitos sucessivos em torno de interesses e de fronteiras na Região do Prata. Assinale a alternativa que apresenta exemplos desses conflitos, com a participação sul-rio-grandense, no século XIX.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão,
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse;
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
[…]
ANDRADE, Carlos Drummond de. E agora, José?. In: Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 20.
É possível identificar o interlocutor a quem o eu lírico se dirige em:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
. Texto base: A imagem a seguir representa diferentes fases da vida. Sentimos o tempo passar de diversas maneiras. Disponível em: <http://mdemulher.abril.com.br>. Acesso em: 20 nov. 2012.
Enunciado:
Descreva como podemos sentir o tempo passar em nossas vidas em relação aos seguintes aspectos:
Aspectos físicos
Atitudes diárias (comportamento)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
O menininho de cinco anos pede para a mãe:
— Mãe, me dá cinco reais.
— Claro que não, meu filho!
— Se você me der cinco reais, eu conto pra senhora o que o papai disse para a passadeira de roupas, quando a senhora foi fazer compras.
A mãe arregalou os olhos e, intrigadíssima, morta de curiosidade, deu os cinco reais para o menino.
— O que seu pai falou para a passadeira?
— Ele disse: “Não se esquece de passar a camisa branca, que amanhã eu vou precisar”.
Na oração destacada do trecho “Não se esquece de passar a camisa branca, que amanhã eu vou precisar”, o conectivo que é
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Objetos trivializados por seu largo uso, os relógios são mais que instrumentos indispensáveis à rotina diária: apontam para um modo historicamente construído de lidar com o tempo. O emprego mais rigoroso e cotidiano de instrumentos que registram a passagem do tempo pode ser constatado pela produção massificada de relógios: em espaços públicos, no ambiente doméstico e nos incontáveis movimentos do homem urbano, outrora na algibeira, atualmente no pulso. Em seus ponteiros, a sucessão dos instantes é padronizada em unidades fixas: horas, minutos, segundos.
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult.CE, 2001 (adaptado).
Durante o século XX, essa forma de conceber o tempo, experimentada sobretudo no espaço urbano, traz indícios de uma cultura marcada pela