Leia com atenção o trecho.
[...] Oito dias após o anúncio dessa decisão, uma multidão furiosa, liderada por Felipe dos Santos, dirigiu-se ______ casa do governador da Capitania de Minas Gerais, manifestando sua revolta. Os rebeldes exigiam ______ o governador mandasse reduzir os impostos e fechasse ______ casas de fundição. Assustado, o governador prometeu atender ______ exigências da multidão. [...]
PILETI, Claudino; PILETI, Nelson. História e vida integrada. 7.a Série.
São Paulo: Ática. p. 105-106. 2009
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto acima, conforme as regras de regência verbal e de uso da crase
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Descubre los medios de transporte y haz una frase con cada uno de ellos.
Adivina…
- A) No soy pájaro pero puedo volar. Llevando gente de uno a otro lugar.
- B) Dos pedales tengo que giran sin cesar, y a todas partes me llevan sin parar.
- C) Por un camino de hierro corro veloz, y si me meto en el túnel puedes escuchar mi voz.
- D) Corro por la carretera y no soy animal, los ojos me brillan de noche y con hambre no puedo andar.
Disponible en: <http://recursosinfantil.galeon.com>. Acceso: 19 sept. 2013.
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
A professora de Samuel fez algumas perguntas. Ajude-o a respondê-las.
A) Escreva o significado de agricultura. Qual é a sua importância para os estados brasileiros?
B) Explique por que o campo é um lugar de produção e de consumo.
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Considere as seguintes afirmações sobre características de óleos e gorduras.
I. Em temperatura ambiente, óleos são líquidos e gorduras são sólidas.
II. Óleos são ricos em ésteres de ácidos graxos insaturados, ao passo que gorduras possuem predominância de ésteres de ácidos graxos saturados.
III. A reação entre óleos ou gorduras com hidróxido de sódio (NaOH) ou hidróxido de potássio (KOH) produz sabão.
IV. Quanto maior é o índice de saponificação, maior a massa molar média do triglicerídeo do óleo ou da gordura. Por índice de saponificação, entenda-se a massa de KOH, em mg, necessária para saponificar 1 g de óleo ou de gordura.
Das afirmações I a IV, acima destacadas, são CORRETAS
- Química
A começar pelos pigmentos naturais utilizados nas primeiras pinturas rupestres, as substâncias químicas têm sido desde sempre utilizadas pelos artistas. Atualmente, diversas substâncias químicas modernas, sintéticas ou naturais, como solventes, resinas, colas e fungicidas, são essenciais para preservar a herança artística e cultural mundial. Por exemplo, os químicos, juntamente com restauradores e curadores de museus, buscam compreender a natureza e a composição dos materiais utilizados por determinado artista, as mudanças físicas e químicas que ocorrem nesses materiais com o passar dos anos e como afetam a composição e as propriedades cromáticas do material original.
Esses estudos demonstram que o índigo é um dos pigmentos orgânicos mais antigos, tendo sido usado na Índia e também no Império Maia. O índigo foi, inicialmente, produzido a partir do indican, um produto natural obtido de plantas, como a Indigoferatinctoria.
Observe as equações químicas, mostrando a síntese do índigo a partir do indican:
O produto A, na primeira reação, é uma aldose que também está presente na constituição da sacarose. Qual o nome de A?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão
Todo mundo tem sotaque
Sou um imigrante que passou quase tanto tempo nos EUA quanto na minha terra natal, a Espanha. [...] Vivendo a minha rotina, profundamente envolvido no trabalho do ensino e aprendizado de segundas línguas, foi divertido assistir a um seriado de TV no qual a aptidão [linguística] dos personagens principais era tão importante para a trama; apesar disso, a premissa de que você pode falar uma língua sem absolutamente nenhum sotaque é exagerada. Na verdade, não é nem possível. Pior ainda, o fetiche com alguns sotaques e o desprezo por outros pode levar a uma discriminação real em entrevistas de emprego, avaliações de desempenho e acesso a moradia, para citar apenas algumas áreas nas quais exibir ou não determinada pronúncia tem consequências profundas. Frequentemente, no hospital ou no banco, no escritório ou em um restaurante – e até na sala de aula – assumimos a ideia de que nossas palavras têm de soar de maneira correta e que o sotaque perfeito não é só inaudível, mas também invisível. Se você analisar a questão do ponto de vista sociolinguístico, a ausência de sotaque é simplesmente impossível. A pronúncia é meramente uma forma de falar moldada por uma combinação de geografia, classe social, nível de escolaridade, etnia e língua-mãe. Eu tenho, você tem, todo mundo tem. Não existe essa coisa de inglês perfeito, neutro e sem sotaque – ou espanhol, ou qualquer outra língua. Dizer que alguém não tem sotaque é tão crível quanto dizer que alguém não tem feições. Sabemos bem disso, mas, mesmo assim, em um momento em que a porcentagem de habitantes estrangeiros nos EUA alcançou o ponto mais alto do século, a diferença entre “nativo” e “não nativo” tornou-se cruel, e é por isso que vale a pena ter em mente o tempo todo que ninguém fala sem sotaque. [...] A discriminação baseada no sotaque não é apenas um conceito acadêmico; experimentos mostram que as pessoas tendem a fazer presunções estereotipadas sobre os falantes com sotaque não nativo, cujo efeito acaba se estendendo aos nativos cujos nomes e/ou etnias parecem estrangeiros. Os estudos mostram que quando um anglofalante não nativo responde a um anúncio de moradia, seu diálogo com o proprietário, em média, tem maiores chances de não dar em nada do que daqueles “que não têm sotaque”. Só espero então que vocês gostem do meu sotaque tanto quanto eu gosto do seu. AGUDO, Roberto Rey. Todo mundo tem sotaque. Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/
todo-mundo-tem-sotaque-4en5vgto9005ssiznxh8269w7>. Acesso em: 20 jul. 2018. Adaptado.
O tema central do texto de Roberto Rey Agudo é(são):