Assinale a alternativa CORRETA relativa à função do 2º grau.
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- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
Em termos gerais, o Panóptico é passível de ser visto como um edifício com arquitetura e arranjos estilísticos únicos. Um prédio de disposição circular, envolto por celas perfeitamente alinhadas, perscrutadas incessantemente pelo olhar vigilante do observador assentado em uma torre central. O observador trata-se de um personagem essencial para o funcionamento completo e absoluto da ferramenta de ação utilitarista. Cada detalhe e feitio da estrutura do Panóptico, por menor e mais singelo que fosse, foi pensado, esboçado, desenhado e devidamente problematizado pelo meticuloso jurista inglês. Da localização das escadas ao posicionamento das janelas e vitrais, do ângulo de entrada da luz exterior no recinto à circunferência exata das celas, passando pelos intrincados aspectos da ventilação dos diferentes andares, nada foi esquecido ou deixado ao acaso.
NUNES, L. de L.; TRINDADE, G. G. da. Panóptico. IN: TADEU, T. (Org.). O Panóptico/Jeremy Bentham. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
Segundo o texto, Bentham pensou em um projeto arquitetônico de uma prisão construída em formato circular, o panóptico. A frase que melhor representa o pensamento deste filósofo acerca da finalidade do sistema prisional é - Ciências - Fundamental | 04. Os Experimentos de Mendel: 1ª Lei de Mendel
(UFVJM) A cor da pelagem do porquinho-da-índia pode ser preta ou branca. A cor preta é determinada pelo alelo dominante e a branca pelo alelo recessivo. Considerando o cruzamento entre um macho e uma fêmea heterozigotos, assinale a alternativa que indica a probabilidade de nascimentos de descendentes com pelagem branca, a partir desse cruzamento:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O profressor vai iniciar a aula falando sobre as formas: orgânicas e geométricas
- O professor vai apresentar para a turma o pintor " Henri Matisse" e mostrar algumas obras.
- O professor vai escolher a obra "A Dança – Matisse" para a turma trabalhar o tema
formas. As formas simplificadas das dançarinas na obra, ocupavam toda a tela simplificada , num
padrão rítmico de movimento expressivo. A simplicidade do desenho, com seus três
elementos básicos – dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul, cria
uma imagem na qual as relações abstratas entre formas orgânicas e cor são
fundamentais.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal com a turma :
(linhas, formas, planos, cores, etc)
- No segundo momento , faça a leitura interpretativa da obra: (o que vejo na obra; o
que está representando , o que me lembra; qual a mensagem traz a obra; etc).
- Fale novamente sobre o estilo, as cores usadas na obras, o tipo de pintura e o abuso
das linhas e das formas deste artista.
Disponível: http://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/12/analise-da-obraa-danca-de-henri-matisse.htm
- Peça os alunos para fazer o desenho das silhuetas dançando no papel color set
preto.
- Pinte com o lápis de cor branco (contorno, partes mais salientes, chão).
- Com o lápis prata, valorize alguns contornos e partes do desenho.
- Lembre sempre os alunos para trabalhar com o lápis de cor branco e prata, use
inicialmente o branco e só depois de pintar tudo o que quiser de branco é que vai
realçar a pintura com o lápis prata.
- Exponha os trabalhos.
/item-portfólio/henri-matisse//portfolio-item/henri-matisse/
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Ângela, Faz tempo que eu não te escrevo, né? Nesse tempo todo eu ganhei um amigo. E depois andei muito triste porque fiquei sem ele. Ele tem uma verruga na ponta do nariz, usa sempre uma capa marrom e morava na casa verde do bicho-papão. Você tem que ver que joia que ele é. Na casa dele tinha um monte de tinta de tudo quanto é cor, papel colorido, três gatos numa cestinha, um trombone, um monte de pincel. Sabe, ele é pintor e chama seu Genésio. O seu Genésio sabe contar um monte de histórias lindas. Um dia eu fiquei lá com ele a tarde toda fazendo desenho e ouvindo as histórias dele. Cada vez que o seu Genésio ia para a cozinha, ele tropeçava na cesta dos gatos e eles aprontavam o maior berreiro. Até que eu resolvi tirar a cesta do meio do caminho e ficou melhor. O seu Genésio é muito distraído mesmo. Ele esqueceu de pagar a conta de luz e cortaram a luz da casa. Então, quando começou a ficar escuro, a gente parou de desenhar e acendeu uma vela. Acho que aquela luz misteriosa que a gente enxergava do lado de fora era luz de vela. O seu Genésio me contou que ele nunca fica morando muito tempo num lugar só. Ele gosta de conhecer sempre outros lugares e outras pessoas pra sempre ter ideias novas para pintar. A gente fez pipoca, mas o sal tinha acabado. Então a gente pôs açúcar mesmo, e ficou meio esquisito. Eu fiquei um tempão comendo pipoca e ouvindo o seu Genésio tocar trombone. Quando a mamãe me chamou pra ir pra casa, eu dei um beijo no seu Genésio. Aí ele me disse que ia mudar no dia seguinte para um país bem longe. Acho que um dia ele vai pintar um quadro da tarde que a gente passou junto. Um beijo da Marisa Fonte: STAHEL, Mônica. Tem uma história nas cartas da Marisa. São Paulo: Clube do livro, 1986. p. 27-29.
Ao ler essa carta, o mistério do homem da capa marrom ficou desvendado. Porém, antes disso, a turma inventou várias explicações para algumas situações que aconteciam com ele ou dentro da casa verde. Escreva qual seria a real explicação para os seguintes fatos:
a) O homem comprava quatro bifes todos os dias no açougue.
b) Havia uma luz misteriosa dentro da casa verde.
c) A casa não tinha muito movimento.
d) Às vezes, as crianças ouviam um berreiro dentro da casa
- Química
O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, fazendo parte da composição de órgãos e tecidos de sustentação. Apesar de não ser comestível, seu aquecimento em água produz uma mistura de outras proteínas comestíveis, denominadas gelatinas. Essas proteínas possuem diâmetros médios entre 1,0 nm e 1.000 nm e, quando em solução aquosa, formam sistemas caracterizados como: