Observe a charge para responder à questão.
Enunciado:
Através da interpretação da charge, é possível constatar que a Constituinte representou, para a política brasileira, a
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
O quadro a seguir mostra o número de vagas oferecidas pelo Colégio Pedro II para o ingresso de alunos no ano letivo de 2016.
Modalidade
Nº de vagas
Grupamento I (3 anos)
24
Grupamento II (4 anos)
48
1º ano do Ensino Fundamental
481
2º ano do Ensino Fundamental
56
6º ano do Ensino Fundamental
346
1ª série do Ensino Médio Regular
580
1ª série do Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática
152
1ª série do Ensino Médio Integrado – Técnico em Meio Ambiente
16
1ª série do Ensino Médio Integrado – Técnico em Instrumento Musical
16
PROEJA – Técnico em Administração
216
PROEJA – Técnico em Informática
72
Fonte: www.cp2.g12.br/noticias_destaque/3620-cpii-oferecemais-de-2-mil-vagas-para-novos-alunos.html Acessado em: 03/11/2015.
Quantas das modalidades acima apresentam uma quantidade de vagas maior que o número de vagas oferecido para o 6º ano do Ensino Fundamental?
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.
João do Rio. A alma encantadora das ruas.
(FUVEST 2009 1ª FASE) Em “nas cidades, nas aldeias, nos povoados”, “hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia” e “levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis”, ocorrem, respectivamente, os seguintes recursos expressivos:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Os textos a seguir, expressam diferentes visões acerca do regime implantado em 1964 no Brasil, após o golpe militar. Leia-os atentamente.
Texto 1
Texto 2
Responda:
A) Identifique a visão expressa em cada texto sobre o Regime Militar.
B) Apresente os argumentos de cada um dos autores para defender suas respectivas visões acerca do regime.
C) Agora, faça como os autores dos textos e, considerando os princípios democráticos, posicione-se diante do Regime Militar. Em seguida, apresente as suas justificativas.
- Física | 6.2 Eletrodinâmica
O LED é um componente eletrônico que emite luz sob certas condições. Por ser formado por materiais semicondutores, seu funcionamento é diferente de uma lâmpada convencional. O LED só acende quando a diferença de potencial elétrico (d.d.p.) em seus terminais for maior que determinado valor. Por exemplo, para o LED de cor amarela, a d.d.p. mínima em seus terminais é de 2,1 V. Um estudante, ao montar um brinquedo para seu sobrinho, utiliza um LED amarelo e 2 pilhas comuns, que fornecem tensão elétrica efetiva ao circuito de 1,5 V.
O estudante liga e desliga rapidamente o circuito. O circuito que permitiu ao estudante a fazer com que a lâmpada LED acenda é:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UPF) O quadro a seguir indica características referentes às substâncias A, B, C e D ao serem testadas em relação à propriedade de condutividade elétrica.
Considere 25°C e 1atm
A) Na fase sólida, não conduz corrente elétrica, mas, ao se dissolver em água deionizada, conduz a corrente elétrica.
B) Líquido que mesmo ao se dissolver em água deionizada não conduz a corrente elétrica.
C) Na fase sólida, conduz corrente elétrica. Não se dissolve em água.
D) Na fase sólida, não conduz corrente elétrica, e, ao se dissolver em água deionizada, também não conduz a corrente elétrica.
Considerando as substâncias etanol, cloreto de sódio, zinco metálico e sacarose, marque a opção que indica a correlação correta entre substância e característica indicada no quadro.