Material necessário
- Um círculo de papelão para cada criança. Tamanho aproximado de 15 cm de diâmetro. O círculo deve estar preparado para o trabalho de “tapeçaria”, de acordo com o modelo abaixo.
Buraco central de aproximadamente 3 cm de diâmetro.
- Agulha de tapeçaria, grossa e sem ponta. (Uma para cada criança).
- Fio de nylon.
- Fita crepe.
- Miçangas de buracos grandes ou bolinhas de argila ou biscuit, previamente confeccionadas e pintadas pelas crianças.
- Novelos de lã: laranja, vermelha, azul, verde, amarela e preta.
- Panos para limpeza e água.
- Penas coloridas ou recortes de figuras de penas em papel colorido.
- Recipiente para colocar a tinta. Pode ser uma bandeja de isopor ou similar.
- Rolinhos de espuma.
- Tesoura sem ponta. (Uma para cada criança).
- Tinta guache branca.
Procedimentos
1º. Trabalhar com as crianças o tema proposto e enfatizar que a arte pode ser aplicada em um produto, no caso, na confecção de um adereço imitando a arte indígena.
2º. Entregar o círculo de papelão para as crianças e pedir que o pintem totalmente, frente e verso, com tinta guache branca. Deixar secar bem.
3º. Explicar a técnica de “tapeçaria” para as crianças que consiste em ir passando fios de lã pelo buraco central e pelos cortes da beirada do círculo, criando uma trama colorida, até cobrir o círculo. Prender o fio inicial com fita crepe e ir emendando fios de outras cores até terminar essa primeira parte (não use a lã preta nesse momento).
4. Depois de completar o círculo, pegar um fio longo de lã preta, colocá-lo na agulha e ensinar às crianças a criar desenhos na frente e no verso, entremeando esse fio no trabalho, passando-o por baixo e por cima de grupos de fios coloridos.
5º. Fazer três fios com miçangas ou bolinhas e coloque uma pena em cada ponta. Prender na parte de baixo do adereço pronto. Coloque um fio de nylon na parte de cima e exponha em forma de móbiles.
Imagem do trabalho da primeira parte
Disponível em: <http://artes.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-um-pompom-de-la-729.html> Acesso em 17 mar. de 2015.