A imagem a seguir aponta órgãos do sistema reprodutor masculino.
Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-zVCr0PpQtWM/T80Hwj6kvQI/AAAAAAAAASY/oBDxF4ZK_lk/s1600/anatomia+masculino.png> Acesso em: 16 mar. 2014.
No sistema reprodutor feminino, a estrutura que possui funções semelhantes ao órgão indicado pelo número 4 corresponde
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Explique como os povos indígenas nativos do Brasil eram vistos pelos colonizadores.
Além da exploração da mão de obra indígena, de que outras formas os colonizadores se impuseram frente à população nativa brasileira?
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte africana na história
Materiais:
Computador com internet com caixas amplificadoras de som.
Atividade:
- Professor, apresente para os alunos a letra da música “África”, do grupo Palavra Cantada.
- A letra está disponível no link: https://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/africa.html. Acesso em 20 out. 2016.
- Convide-os a perceberem os ritmos presentes ali e a imitarem esses ritmos por meio de batidas de palmas ou de pés.
- Comente com as crianças a respeito das diferentes brincadeiras de roda. Pergunte quais elas conhecem. Você pode também pedir para que elas façam alguma roda.
- Em seguida, exiba o vídeo do grupo Palavra Cantada, no qual é proposta a realização de uma roda africana a partir da música “África”.
- O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI. Acesso em 20 out. 2016
- Trabalhe com os alunos os diferentes gestos da música. Realize-os primeiro em rodas menores para depois fazer uma grande roda africana, envolvendo toda a sala.
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Nos mapas, nas maquetes e nas plantas de construções, as dimensões no desenho e na realidade mantêm uma proporcionalidade que é definida por uma escala. Observe o mapa, a seguir, no qual a escala utilizada é de 1 : 1 000 000.
Marque, a seguir, a afirmativa CORRETA, de acordo com a informação fornecida.
- Geografia | B. Blocos Econômicos
Com um mundo globalizado e com trocas de fluxos cada vez mais intensas, o surgimento de blocos econômicos para facilitar os acordos entre as nações é cada vez mais necessário. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar que:
I – O NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio), foi assinado pelos Estados Unidos, Canadá e México e entrou em vigor em 1994. O NAFTA propõe uma zona de livre comércio que tem como objetivo a liberação do fluxo de mercadorias e de capitais dentro do bloco.
II – A UE (União Europeia) é um bloco econômico que adota o mercado comum que visa a integração total dos países membros com a padronização de legislação, livre circulação de pessoas e de mercadorias. A UE, em 1999, passou a adotar o Euro como moeda única, tendo sido adotado por todos os Estados membros.
III – O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado por meio de assinatura do Tratado de Assunção, em 1991. O objetivo Inicial era estabelecer uma união aduaneira. Com a criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), após assinatura do Protocolo de Ouro Preto, o bloco econômico passou a ser uma zona de livre comércio.
IV – A SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 1992 para assegurar a cooperação e o desenvolvimento na região austral do continente Africano. Em 2008, foi lançada a Área de Livre-Comércio da SADC, e, desde então, vem se ampliando a lista de produtos com tarifa zero.
Das afirmações acima estão corretas apenas
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
Como é chamada a energia gerada pela força dos ventos? Explique como isso acontece.