Observe as imagens a seguir:
Considerando que ambos os pôsteres representam Trotsky, líder do Exército Vermelho, e que a Guerra Civil russa ocorreu entre 1918 e 1921, é possível perceber que as obras pertencem, respectivamente, à propaganda dos grupos:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Qual era o interesse dos brasileiros em que D. Pedro ficasse no Brasil?
b) O que significou para o Brasil a elaboração de leis por D. Pedro?
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Leia o texto.
Contra ‘bazar do perdão’, teólogo peitou papa e foi excomungado
Há 500 anos, teve início na Alemanha o conflito que opôs um jovem frade à poderosa hierarquia eclesiástica* e ao seu representante máximo, o papa Leão 10º. Um pequeno motim* pessoal que mudou o curso da civilização. Aos 34, nascido da pequena burguesia interiorana, Martinho Lutero [...] dava aula na Universidade de Wittenberg e era orador da igreja local. Profundo estudioso das Sagradas Escrituras, convencido de que apenas a fé em Deus leva à salvação, Lutero se opôs à venda de indulgências* a pecadores promovida pela Igreja Católica – prática cada vez mais popular.
BASTOS, Jorge. Disponível em: <http://arte.folha.uol.com.br/poder/2017/500-anos-de-reforma-protestante/martinho-lutero/>.
Acesso em: 29 maio 2018. Adaptado.
Glossário
Eclesiástica: relativo à Igreja, como instituição estabelecida; eclesial.
Indulgências: remissão total ou parcial das penas temporais cabíveis para pecados cometidos, que a Igreja concede.
Motim: rebelião, organizada ou não, contra qualquer autoridade civil ou militar instituída, caracterizada por atos explícitos de desobediência, de não cumprimento de deveres, de desordem.
Com base no texto, é possível afirmar que as atitudes de Lutero somente foram possíveis porque estavam inseridas em um contexto de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Leia o texto. Sobre o amor Ferreira Gullar Houve uma época em que eu pensava que as pessoas deviam ter um gatilho na garganta: quando pronunciassem — eu te amo —, mentindo, o gatilho disparava e elas explodiam. Era uma defesa intolerante contra os levianos e que refletia sem dúvida uma enorme insegurança de seu inventor. Insegurança e inexperiência. Com o passar dos anos a ideia foi abandonada, a vida revelou-me sua complexidade, suas nuanças. Aprendi que não é tão fácil dizer eu te amo sem pelo menos achar que ama e, quando a pessoa mente, a outra percebe, e se não percebe é porque não quer perceber, isto é: quer acreditar na mentira. Claro, tem gente que quer ouvir essa expressão mesmo sabendo que é mentira. O mentiroso, nesses casos, não merece punição alguma. [...] GULLAR, Ferreira”A estranha vida banal”, editora José Olympio -
1989, e consta da antologia “As 100 melhores crônicas brasileiras”,
Editora Objetiva, pág. 279 - Rio de Janeiro – 2005.
Enunciado:
Trata-se de um texto que
- Química | 1.7 Gases
(UESB) A equação de Clapeyron, PV = nRT, conhecida como equação geral dos gases perfeitos, estabelecida pelo cientista francês Benoit Pierre Émile Clapeyron, 1799-1864, permite o cálculo de variáveis de estado, como pressão, volume e temperatura, durante as transformações gasosas, nas quais a massa de um gás ideal permanece constante.
Considerando-se 19,0g de flúor, F2(g) a 27oC e 1,64atm e a equação de Clapeyron, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <https://latuffcartoons.wordpress.com/tag/ditadura-militar/>. Acesso em: 15 jun. 2016
Considerando o processo de distensão política do regime militar brasileiro,
a) explique o que foi a Lei de Anistia promulgada em 1979.
b) explique qual á a crítica apresentada pela charge.