Caso desenhássemos em um mapa a rota das principais Cruzadas realizadas durante a Idade Média, ele ficaria mais ou menos assim:
A maior parte delas partiu do ocidente em direção ao oriente sob a bandeira da expansão do cristianismo.
Porém, os caminhos abertos por essas expedições religiosas e militares também tiveram outras consequências.
Assinale a opção que caracteriza possíveis consequências dessa expansão.
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(G1 - cftmg) O grupo no qual se encontra organismos tanto unicelulares quanto pluricelulares é o das(dos)
- Física | B. Vetorial
(ESPCEX) Um projétil é lançado obliquamente, a partir de um solo plano e horizontal, com uma velocidade que forma com a horizontal um ângulo a e atinge a altura máxima de 8,45 m. Sabendo que, no ponto mais alto da trajetória, a velocidade escalar do projétil é 9,0 m/s, pode-se afirmar que o alcance horizontal do lançamento é:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Atualmente, o comércio ilegal de vida silvestre, que inclui a fauna e seus produtos, movimenta de 10 a 20 bilhões de dólares por ano. É a terceira atividade ilícita do mundo, depois do tráfico de armas e de drogas. Países em desenvolvimento são os principais fornecedores de vida silvestre, com parte de suas populações sobrevivendo dessa atividade. O Brasil participa com cerca de 5% a 15% do total mundial, e a maioria dos animais silvestres comercializados ilegalmente é proveniente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo escoada para as regiões Sul e Sudeste pelas rodovias federais. Nos estados nordestinos, é comum a presença de pessoas, nas margens das rodovias, comercializando esses animais. Os principais pontos de destino são os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde são vendidos em feiras livres ou exportados por meio dos principais portos e aeroportos dessas regiões.
Primeiro relatório nacional sobre o tráfico de fauna silvestre. Disponível em:
www.renctas.org.br/pt/informese/renctas_brasil_detail.asp?id=216. Acesso em: 26 ago.
2008. (adaptado).O texto permite afirmar-se que o comércio ilegal de vida silvestre
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Conocimiento, libertad y moral
Según el planteamiento socrático, una vida que no gobernamos racionalmente, ni siquiera es, propiamente hablando, nuestra vida. En ausencia de pensamiento y conocimiento, se puede decir que, más que vivir, «somos vividos por fuerzas que no gobernamos».
Y es contra esta falta de autonomía y de libertad contra lo que se pronuncia regularmente Sócrates. En un sentido muy preciso, la reivindicación socrática del conocimiento es una reivindicación de la libertad. Sócrates se da cuenta de que el conocimiento es condición de la libertad y que la ignorancia, por el contrario, nos hace dependientes, nos ata indefectiblemente a algo o a alguien. Un individuo sin conocimiento de sí y del mundo en el que vive es como un barco a la deriva: no va a donde quiere, sino a donde es llevado por los vientos y las mareas.
Ahora bien, sólo a propósito de seres racionales con el conocimiento suficiente para actuar libremente tiene sentido hablar de moral. Sería absurdo juzgar desde el punto de vista moral a alguien cuya ignorancia le impide actuar libremente. De lo único que, tal vez, cabría hacerle moralmente responsable es de su propia ignorancia. Pero no de haber actuado mal, porque — si Sócrates está en lo certo — nadie actúa mal sabiendo que lo hace.
Sea como sea, Sócrates no dejará de esforzarse en poner al descubierto el vínculo existente entre el conocimiento, la libertad y la moral. Y tal vez sea este esfuerzo lo más característico y destacable de sus reflexiones filosóficas acerca de la moral.
Internet:Recursostic.educacion.es (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto anterior.
Para ser individuos libres y dueños de nuestra propia vida es necesario que la razón prevalezca.
- História | B. Roma
Em Roma e nas cidades mais afastadas e de difícil acesso do Império Romano, multidões – com a presença de alguns judeus, às vezes – atacavam com violência os cristãos. A lista de e mártires crescia cada vez mais. Como era raro que os cristãos fossem a maioria da população em qualquer cidade ou vila maior do império, eles dependiam da tolerância que lhes era concedida pelos outros. [...]. Às vezes, não prestavam homenagem suficiente àqueles imperadores romanos que, cada vez mais, viam-se como semelhantes aos deuses.
GEOFREY, B. Uma breve história do mundo. São Paulo: Editora Fundamento educacional, 2008. VOT2022.
Desde sua origem o Cristianismo sofreu discriminação e perseguição por parte dos pagãos romanos. O governo de Roma perseguia e matava cristãos usando o argumento de que os seguidores de Cristo