Leia o texto.
Nosso povo alemão, hoje esfacelado, jazendo entregue, sem defesa, aos pontapés do resto do mundo, tem, precisamente, necessidade da força que a confiança em si proporciona. Todo o sistema de educação e cultura deve visar a dar às crianças do nosso povo a convicção de que são absolutamente superiores aos outros povos.
HITLER, Adolf. Minha luta. São Paulo: Centauro, 2003.
No texto acima, encontramos duas das principais características do nazismo. Identifique-as nas alternativas abaixo:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.
Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).
Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
(FUVEST 2017 1° FASE) Na figura o retângulo ABCD tem lados de comprimento AB = 4 e BC = 2. Sejam M o ponto médio do lado BC e N o ponto médio do lado CD. Os segmentos AM e AC interceptam o segmento BN nos pontos E e F, respectivamente.
A área do triângulo AEF é igual a
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Em regiões tropicais, como nosso país, certas plantas apresentam adaptações às condições ambientais, tais como alta intensidade luminosa, altas temperaturas e baixa disponibilidade de água. Nessas condições, os estômatos podem permanecer fechados por muito tempo durante o dia, o que reduz a transpiração da planta, mas também restringe a entrada de gás carbônico, fundamental para o processo de fotossíntese. Assim, nessas regiões, foram identificadas plantas com diferentes estratégias adaptativas, no que diz respeito ao processo fotossintético.
Sobre o tema acima exposto são apresentadas as proposições a seguir. Relacione as colunas com o tipo de planta que as apresenta.
I. Plantas C3
II. Plantas C4
III. Plantas CAM
(A) O milho e a cana-de-açúcar são exemplos de plantas __________.
(B) Nessas plantas, o ciclo C4 ocorre durante a noite e, durante o dia, o ácido málico, formado no citosol e armazenado no vacúolo de suco celular, é liberado e origina CO2,que entra no Ciclo de Calvin.
(C) Nessas plantas, os ciclos C3 e C4 ocorrem em células distintas e podem ser concomitantes,
(D) Nessas plantas, o CO2, entra no Ciclo de Calvin e se une à ribulose bifosfato (RuBP); o produto de seis carbonos resultante é instável e, por ação da rubisco, formam-se duas moléculas de ácido fosfoglicérico (PGA).
(E) Os cactos e o abacaxi são exemplos de plantas __________.
Assinale a opção que apresenta a relação correta entre as colunas.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
27. Leia atentamente a reportagem apresentada a seguir e responda o que se pede.
O INVENTÁRIO DO MUNDO
O ritmo acelerado da catalogação científica permite estimar quando o trabalho estará terminado
Os astrônomos do Observatório Europeu Meridional, baseado no Chile, divulgaram, na semana passada, a descoberta de 32 planetas fora do sistema solar. O anúncio aumenta o número de astros identificados para 400. Quinze anos atrás, nem sequer havia comprovação científica da existência de planetas no espaço exterior. O avanço da astrologia é exemplo da rapidez com que evolui o nosso conhecimento do mundo natural. Encontrar, nomear e classificar cada ser e objeto à nossa volta é a mais básica tarefa da ciência. (...)
Quantos meses são necessários para se descobrir:
a) 12 novas aves?
b) 30 mamíferos?
c) 14 fósseis de dinossauro?
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2020 1° APLICAÇÃO) Hino à Bandeira
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
BILAC, O.; BRAGA, F. Disponível em: www2.planalto.gov.br.
Acesso em: 10 dez. 2017 (fragmento).
No Hino à Bandeira, a descrição é um recurso utilizado para exaltar o símbolo nacional na medida em que