CRISE DO CAPITALISMO
Leia as manchetes do Diário Nacional, no dia 1º de Janeiro de 1930:
“A crise da lavoura do café”
“Ecos dos acontecimentos na Câmara dos deputados - a atitude do governo é odiosa”
“Os empréstimos franceses [da década] de 1920”
Disponível em: http://tasometro.com/post/qual-o-tamanho-da-crise. Acesso em: 10 fev. 2019.
Os acontecimentos aos quais se referem uma das manchetes acima reproduzidas revelam:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Em uma banca de revista, os preços das revistinhas de Raciocínio Lógico são dados de uma forma muito divertida. O preço da revista “Estimule seu cérebro”, em reais, é dado pelo valor numérico da expressão algébrica considerando 2x – 3y = 12. Já o preço da revista “Problemas de Lógica”, em reais, é dado pelo valor numérico da expressão algébrica considerando x – y = 25.
Enunciado:
Marina comprou as duas revistinhas para se divertir nas férias. Determine a quantia gasta por Marina na compra de cada revista.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Com a dependência crescente por bens de consumo e o aumento da pressão sobre os recursos naturais, a relação crescimento econômico e desenvolvimento com sustentabilidade é praticamente impossível no sistema capitalista, no qual estamos inseridos. Assim, destaca-se na atualidade a importância assumida pelo parâmetro da sustentabilidade como condição para a permanência e a duração de determinada sociedade.
(Tereza C. Aguiar. Planejamento ambiental, 2016.)
A sustentabilidade, no sentido exposto pelo excerto, propõe
- Biologia
ENERGIA
A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. Uma parte é aproveitada diretamente dessas radiações (iluminação, aquecedores e baterias solares, etc.) e outra parte, bem mais ampla, é transformada e armazenada sob diversas formas antes de ser usada (carvão, petróleo, energia eólica, hidráulica etc).
A energia - incluindo a luz visível e as radiações ultravioleta e infravermelha - é um dos componentes abióticos dos ecossistemas e juntamente com a atmosfera e o solo deve ser considerada no estudo dos diversos níveis de organização dos ecossistemas, desde moléculas orgânicas, células, tecidos, organismos, populações e comunidades.
(Adaptado de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga. Curso de Física. v. 2. S. Paulo: Scipione, 1997. p. 433)
O solo das florestas abriga anelídeos que são animais de corpo vermiforme e metamerizado, com sistema digestório completo e digestão extracelular. Além disso, os anelídeos apresentam:
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Leia atentamente as proposições abaixo referentes aos fungos.
I. São organismos eucariontes, heterótrofos, que obtêm alimentos por absorção de nutrientes do meio.
II. A maioria possui corpo composto de muitos filamentos delgados, denominados hifas. O conjunto de hifas do corpo de um indivíduo recebe o nome de micélio; este pode se diferenciar em vegetativo e reprodutor.
III. O ciclo de vida dos fungos pode ser dividido em duas fases: assexuada, caracterizada pela formação de esporos haploides por mitose, e sexuada, caracterizada pela fusão do citoplasma, seguida pela fusão dos núcleos e depois pela formação de esporos diploides por mitose.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
- História
Lei de Anistia (1979)
“Art. 1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexos com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder público, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, aos Militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares.(...)
§ 2º- Excetuam-se dos benefícios da anistia os que foram condenados pela prática de crimes de terrorismo, assalto, sequestro e atentado pessoal.”BRASIL. Lei nº 6.683, de 28 de agosto de 1979. Concede anistia e dá outras providências. Brasília, DF, 1979.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6683.htm>. Acesso em: 14 abr. 2015.
A Lei de Anistia foi promulgada pelo governo federal, em 1979, após uma campanha nacional que aglutinou diversos grupos sociais e instituições da sociedade civil organizada em torno da bandeira da Anistia “Ampla, Geral e Irrestrita”.
No entanto, a interpretação dos trechos da lei reproduzidos acima, em consonância com o entendimento do Judiciário, evidencia que a anistia foi restrita, entre outros motivos, porque: