(IFSUL) Durante o século XIV, houve uma verdadeira devastação por conta dessa temível doença, que foi responsável pela morte de muitos habitantes da Europa e que era transmitida através da picada de pulgas de ratos contaminados pela bactéria Yersinia pestis.
O texto acima se refere a uma epidemia histórica conhecida como:
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- Química | 4. Química Ambiental
(FUVEST) Segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), inúmeras gigatoneladas de gases do efeito estufa de origem antropogênica (oriundos de atividades humanas) vêm sendo lançadas na atmosfera há séculos. A figura mostra as emissões em 2010 por setor econômico.
Com base na figura e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta. - História | 5.1 Expansão Marítima
(FUVEST 2011 1° FASE) Quando a expansão comercial europeia ganhou os oceanos, a partir do século XV, rapidamente o mundo conheceu um fenômeno até então inédito: populações que jamais tinham tido qualquer contato umas com as outras passaram a se aproximar, em diferentes graus. Uma das dimensões dramáticas desses novos contatos foi o choque entre ambientes bacteriológicos estranhos, do qual resultou a “mundialização” de doenças e, consequentemente, altas taxas de mortalidade em sociedades cujos indivíduos não possuíam anticorpos para enfrentar tais doenças.
Isso ocorreu, primeiro, entre as populações
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Em 13 de abril de 1977, o governo Ernesto Geisel editou uma série de medidas que foi denominada de “Pacote de Abril” e representou:
- Matemática | 1.09 Radiciação
Dentre outros objetos de pesquisa, a Alometria estuda a relação entre medidas de diferentes partes do corpo humano. Por exemplo, segundo a Alometria, a área A da superfície corporal de uma pessoa relaciona-se com a sua massa m pela fórmula, em que k é uma constante positiva.
Se no período que vai da infância até a maioridade de um indivíduo sua massa é multiplicada por 8, por quanto será multiplicada a área da superfície corporal?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
A questão se baseia no texto abaixo, que está no blog dos quadrinistas brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá.
Eu tenho vontade de sempre fazer mais do que faço. Experimentar mais, trabalhar mais rápido. Tenho vontade de criar o tempo todo, fico imaginando histórias entre uma conversa e outra, às vezes entre uma frase e outra, e muitas vezes me deixo levar pelas histórias imaginárias que fico elaborando e acabo esquecendo de me concentrar com a realidade, seja ela um momento de trabalho ou um momento de lazer. Tenho vontade de criar tanto que acabo criando pouco. Quando respiro, tiro a cabeça mergulhada nas ideias e olho ao redor, me lembro de que o importante não é fazer tudo, nem muito, nem rápido: o importante é fazer bem feito. Faça com vontade de fazer mais, mas não com vontade de fazer de novo, ou pior ainda, sem vontade nenhuma.
(Disponível em: <http://10paezinhos.blog.uol.com.br/>
Acesso em: 16 abr. 2012.)
Sem alterar o sentido, a vírgula do período “Experimentar mais, trabalhar mais rápido.” poderia ser substituída pela conjunção