Leia o texto a seguir para responder às questões.
O objetivo principal do texto é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Durante grande parte do Breve Século XX, o comunismo soviético proclamou-se um sistema alternativo e superior ao capitalismo, e destinado pela história a triunfar sobre ele. E durante grande parte desse período, até mesmo muitos daqueles que rejeitavam suas pretensões de superioridade estavam longe de serem convencidos de que ele não pudesse triunfar. E — com a significativa exceção dos anos de 1933 a 1945 — a política internacional de todo o Breve Século XX após a Revolução de Outubro pode ser mais bem entendida como uma luta secular de forças da velha ordem contra a revolução social, tida como encarnada nos destinos da União Soviética e do comunismo internacional, a eles aliada ou deles dependente. À medida que avançava o Breve Século XX, essa imagem da política mundial como um duelo entre as forças de dois sistemas sociais rivais (cada um, após 1945, mobilizado por trás de uma superpotência a brandir armas de destruição global) se tornou cada vez mais irrealista. Na década de 1980, tinha tão pouca relevância para a política internacional quanto as Cruzadas. Mas podemos entender como veio a existir. Pois, mais completa e inflexivelmente até mesmo que a Revolução Francesa em seus dias jacobinos, a Revolução de Outubro se via menos como um acontecimento nacional que ecumênico. Foi feita não para proporcionar liberdade e socialismo à Rússia, mas para trazer a revolução do proletariado mundial. Na mente de Lenin e seus camaradas, a vitória bolchevique na Rússia era basicamente uma batalha na campanha para alcançar a vitória do bolchevismo numa escala global mais ampla e dificilmente justificável a não ser como tal. HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 63.
Enunciado:
a) Analise os impactos políticos, sociais e ideológicos da Revolução Russa para o desenvolvimento histórico do século XX.
b) Explique por que o autor afirma que o comunismo soviético se propunha a ser uma alternativa ao capitalismo ocidental.
- Física | B. Resistores
Por apresentar significativa resistividade elétrica, o grafite pode ser utilizado para simular resistores elétricos em circuitos desenhados no papel, com o uso de lápis e lapiseiras. Dependendo da espessura e do comprimento das linhas desenhadas, é possível determinar a resistência elétrica de cada traça do produzido. No esquema foram utilizados três tipos de lápis diferentes(2H,HB e6B) para efetuar três traçados distintos.
Munida dessas informações, um estudante pegou uma folha de papel e fez o desenho de um sorvete de casquinha utilizando-se desses traçados. Os valores encontrados nesse experimento, para as resistências elétricas R medidas com o auxílio de um ohmímetro ligado nas extremidades das resistências, são mostrados na figura.Verificou-se que os resistores obedeciam a Lei de Ohm. Na sequência, conectou o ohmímetro nos terminais A e B do desenho e, em seguida,conectou-o nos terminais A e B anotando as leituras RABe RBC respectivamente. Ao estabelecer a razão RAB/RBC qual resultado o estudante obteve? - Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Texto base: Na aula de desenho geométrico, Isabela desenhou com compasso um polígono regular cujo ângulo central mede 30º.
O número de lados do polígono desenhado por Isabela é:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
O governo decidiu reduzir de 25% para 20% o teor de álcool anidro misturado à gasolina vendida nos postos do país. Considere que a média de desempenho, ou seja, a quantidade de quilômetros (km) que um carro anda com 1 litro de combustível, é diretamente à porcentagem de gasolina presente no combustível, e que a média de desempenho de um carro antes da decisão do governo era de 13,5 km/L.
Nas condições do texto, qual será a estimativa da média de desempenho após a redução de álcool anidro no combustível?
- Física
Dois corpos iguais deslizam na mesma direção e em sentidos opostos em um movimento retilíneo uniforme, ambos na mesma velocidade em módulo e à mesma temperatura. Em seguida, os corpos colidem. A colisão é perfeitamente inelástica, toda energia liberada no choque sendo utilizada para aumentar a temperatura dos corpos em 2K Diante do exposto, o módulo da velocidade inicial do corpo, em m/s é:
Dado: Calor específico dos corpos: c=2J/kg.k